A comissária europeia para a protecção do consumidor Meglena Kuneva defendeu numa entrevista publicada hoje que a exclusividade em que assenta o funcionamento do serviço de conteúdos e leitores digitais da Apple não é positiva.
"Acha positivo que um CD toque em qualquer leitor mas que uma música do iTunes só toque num iPod? Eu não. Alguma coisa tem de mudar", considerou a comissária na entrevista à revista alemã Focus.
A comissária está a conduzir uma revisão dos oito princípios básicos da legislação europeia relativa a direitos do consumidor, mas fonte oficial do organismo europeu já garantiu que a posição veiculada pela comissária é meramente pessoal e nada tem a ver com o processo de revisão legislativa, que estará ainda numa fase inicial.
"Não me parece que o tenha dito seja uma posição política definitiva. Nesta fase é apenas uma questão de instinto", justifica Helen Kearns porta-voz da CE.
O processo de análise à actual legislação resultou até agora num documento preliminar que elenca um conjunto de questões e que deverá servir de base à revisão ao quadro actual.
Até agora a Apple tem passado ao lado da acção dos reguladores europeus, embora um conjunto de países nórdicos (Noruega, Suécia e Dinamarca) tenha já despertado para a questão e através das entidades responsáveis pela defesa dos direitos do consumidor iniciado uma acção contra a empresa de Steve Jobs.
No caso da Noruega foi concedido à empresa um prazo que se estende até Outubro para levar a cabo medidas que alterem a lógica de exclusividade da sua presença no mercado de música digital.
Notícias Relacionadas:
2006-06-09 - Apple pressionada pela exclusividade entre iPod e iTunes
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários