O desenvolvimento de sistemas de condução autónoma é um processo que, além de exigir altos investimentos, requer tempo para garantir que todos os elementos a jogo funcionam como esperado e que a segurança dos passageiros e de quem os rodeia é uma prioridade.

Apesar de todo o progresso feito ao longo do tempo, ainda há muito caminho a percorrer para termos veículos verdadeiramente autónomos, mas há uma empresa que ambiciona transformar e agilizar o processo de desenvolvimento destes sistemas.

A Waabi está a construir um ambiente virtual, chamado Waabi World, concebido para treinar sistemas de Inteligência Artificial utilizados no mundo da condução autónoma e, ainda neste mês, deu a conhecer mais detalhes sobre os seus planos.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Como defende a empresa, para cumprir a promessa da tecnologia de condução autónoma é necessário ensinar os “cérebros” por trás dos veículos, algo que não pode ser feito somente com testes em cenários reais. Assim, de modo a treinar os “cérebros” dos automóveis a conduzirem de modo inteligente, intuitivo e seguro a Waabi afirma que é necessária uma abordagem radical.

Através do Waabi World, que se afirma como uma espécie de escola de condução para veículos autónomos, será possível treinar estes sistemas de condução e deixar os testes em cenário real apenas para a fase final do processo de desenvolvimento, com estes a servirem para afinar os últimos pormenores.

Embora não seja a primeira empresa a desenvolver uma solução deste género, a Waabi quer diferenciar-se pelo seu sistema de treino. O Waabi World, que recria o mundo real a partir de um vasto conjunto de dados recolhidos por sensores, é gerado e controlado por IA, permitindo criar cenários que põem à prova as capacidades dos sistemas de condução e ensinando-os a aprender com os seus erros.

É verdade que os sistemas de IA também podem aprender maus hábitos, explorando, por exemplo, lacunas que não conseguem ser replicadas na vida. Neste contexto, a empresa está a desenvolver medidas para que a sua solução consiga distinguir entre ambientes de condução reais e virtuais, garantindo ao longo de todo o processo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.