O desenvolvimento de sistemas de condução autónoma é um processo que, além de exigir altos investimentos, requer tempo para garantir que todos os elementos a jogo funcionam como esperado e que a segurança dos passageiros e de quem os rodeia é uma prioridade.
Apesar de todo o progresso feito ao longo do tempo, ainda há muito caminho a percorrer para termos veículos verdadeiramente autónomos, mas há uma empresa que ambiciona transformar e agilizar o processo de desenvolvimento destes sistemas.
A Waabi está a construir um ambiente virtual, chamado Waabi World, concebido para treinar sistemas de Inteligência Artificial utilizados no mundo da condução autónoma e, ainda neste mês, deu a conhecer mais detalhes sobre os seus planos.
Clique nas imagens para mais detalhes
Como defende a empresa, para cumprir a promessa da tecnologia de condução autónoma é necessário ensinar os “cérebros” por trás dos veículos, algo que não pode ser feito somente com testes em cenários reais. Assim, de modo a treinar os “cérebros” dos automóveis a conduzirem de modo inteligente, intuitivo e seguro a Waabi afirma que é necessária uma abordagem radical.
Através do Waabi World, que se afirma como uma espécie de escola de condução para veículos autónomos, será possível treinar estes sistemas de condução e deixar os testes em cenário real apenas para a fase final do processo de desenvolvimento, com estes a servirem para afinar os últimos pormenores.
Embora não seja a primeira empresa a desenvolver uma solução deste género, a Waabi quer diferenciar-se pelo seu sistema de treino. O Waabi World, que recria o mundo real a partir de um vasto conjunto de dados recolhidos por sensores, é gerado e controlado por IA, permitindo criar cenários que põem à prova as capacidades dos sistemas de condução e ensinando-os a aprender com os seus erros.
É verdade que os sistemas de IA também podem aprender maus hábitos, explorando, por exemplo, lacunas que não conseguem ser replicadas na vida. Neste contexto, a empresa está a desenvolver medidas para que a sua solução consiga distinguir entre ambientes de condução reais e virtuais, garantindo ao longo de todo o processo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários