Os investigadores da empresa alemã de cibersegurança G Data depararam-se com uma descoberta no mínimo curiosa: um computador com informações confidenciais do exército alemão à venda no eBay por 90 euros.  Com cerca de 5 kg, uma memória de 128 MB e um processador Pentium III, o computador “blindado” ainda funciona, tendo como sistema operativo o Windows 2000.

De acordo com os especialistas que o compraram, o disco rígido continha informações sobre como derrotar um LeFlaSys Ozelot, um veículo de defesa contra ataques aéreos ainda hoje utilizado pelo exército alemão, o qual pode ser equipado com mísseis antiaéreos. A robustez do equipamento e o tipo de informação que continha deu a entender aos investigadores que este se tratava de um computador para uso num cenário de combate.

LeFlaSys Ozelot
Um LeFlaSys Ozelot usado pelo exército alemão
Quer manter a sua segurança online? Conheça os 10 piores exemplos de passwords de 2019
Quer manter a sua segurança online? Conheça os 10 piores exemplos de passwords de 2019
Ver artigo

Para ter acesso a todas as informações, os especialistas da G Data não precisaram de recorrer a software de desencriptação sofisticado. O sistema estava “protegido” por uma password que ainda costuma aparecer nas listas de piores passwords: simplesmente “guest”.

Os dados no interior do computador estavam sujeitos ao nível mais baixo de confidencialidade, e, caso caíssem nas mãos erradas, poderiam ter algumas consequências graves. Os especialistas elucidam que estamos perante um caso em que os responsáveis do exército alemão se esqueceram que fazer uma limpeza “a fundo” antes de mandar o computador para o lixo.

Em resposta, uma fonte oficial do Ministério da Defesa Alemão indicou ao jornal Der Spiegel que “todos os computadores antigos usados para operar veículos como o LeFlaSys Ozelot foram descomissionados e enviados para a reciclagem com ordens para eliminar todos os conteúdos presentes nos discos rígidos”. “Podemos assumir que o que se passou foi um erro ocorrido no processo de reciclagem do computador”, afirmou ao jornal alemão.