Desde a introdução do Concept Luna que é conhecido o interesse da Dell em criar equipamentos mais sustentáveis. Ao contrário da tendência da ultraportabilidade, onde o objetivo máximo é criar o modelo mais leve e fino possível, esta é uma escola que revela preocupações ambientais e busca desenvolver portáteis com peças substituíveis e que possam ser facilmente reparados.

Neste sentido, a última criação da Dell é um computador que pode ser integralmente desmontado em apenas 30 segundos, bastando, para isso, clicar num botão. Neste caso, nem sequer tem de se preocupar com cabos ou parafusos, uma vez que não foram usados na criação deste novo modelo.

Este resultado foi obtido graças a um design e engenharia modular, onde cada componente pode ser encaixado e desencaixado sem grandes trabalhos ou implicações para as restantes peças.

A facilidade do processo está bem representada neste vídeo, gravado para o Engadget, onde um técnico desmonta um computador sem grande esforço, removendo altifalantes, baterias, ventoinhas, motherboards e displays sem problemas.

Veja o vídeo

Quando montado, este Concept Luna é, em tudo, igual a um qualquer outro portátil da Dell, pelo que a experiência do utilizador não é afetada por esta revolução que acontece "debaixo do capô".

Para criar este novo Luna, a Dell trabalhou com uma empresa especializada em automação e criou um robot capaz de montar e desmontar este portátil sem qualquer assistência humana. A empresa acredita que este novo sistema tem potencial para causar uma mudança "sísmica" na indústria e introduzir a circularidade de componentes a larga escala.

"Uma coisa é criar um aparelho, mas a oportunidade real está no impacto potencial de contagiar outras empresas e, consequentemente, a venda de milhões de aparelhos eletrónicos, todos os anos, com um sistema que otimiza materiais e componentes, permitindo que estes sejam reutilizados, recuperados e reciclados", escreve Glen Robson, CTO da Dell Technologies Client Solutions Group, num post feito no blog da empresa.

Não é provável que a Dell esteja pronta, em breve, para comercializar um portátil Luna, mas a sua existência e exposição pode influenciar outros players a seguir o mesmo caminho. É notório que a tecnológica quer adotar esta filosofia e está investida em aplicá-la a futuros modelos, pelo que apesar de ainda poder estar longe, o mais certo é que acabemos por ver um computador do género no mercado.