Há anos que Elon Musk, o patrão da Tesla e da SpaceX, sonha em criar um meio de transporte seguro e muito rápido de passageiros, o Hyperloop. Em 2016 foi realizado o primeiro teste com sucesso do comboio supersónico, que consiste em colocar “carruagens” suspensas em túneis de vácuo, apoiadas num sistema de levitação magnética.

No último domingo, Elon Musk atualizou a sua conta do Twitter com boas notícias para quem segue atentamente o projeto, referindo que vai acontecer um ambicioso novo teste em breve. O empreendedor refere que a experiência consiste em projetar a cápsula “para atingir metade da velocidade do som (e travar) em 1,2 km”. Ou seja, a cápsula tem uma distância de 1,2 quilómetros para atingir cerca de 616 km/h e travar em segurança, levando Elon Musk a acrescentar que é uma experiência um pouco “doida” para um percurso tão curto, e que poderá facilmente tornar-se num farrapo de metal, mas é algo “excitante” ainda assim.

Em fevereiro, a empresa de Elon Musk conseguiu a autorização para começar as escavações de construção de um troço de ligação entre Nova Iorque e Washington D.C., permitindo viagens entre as duas cidades em menos de meia hora, num percurso que demora atualmente três horas.

Há uma nova empresa a trabalhar no Hyperloop... o transporte futurista idealizado por Elon Musk
Há uma nova empresa a trabalhar no Hyperloop... o transporte futurista idealizado por Elon Musk
Ver artigo

Richard Branson também se interessou no conceito e no projeto Hyperloop, levando a Virgin a investir na tecnologia, criando a Virgin Hyperloop One. Em dezembro, o seu protótipo estabeleceu o recorde de velocidade máxima de 286,24 km/h em Las Vegas.

Se o novo teste do Hyperloop de Elon Musk for bem-sucedido a atingir os 616 km/h, estabelecerá um novo recorde de velocidade para esta tecnologia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.