A Lenovo continua a apostar em soluções de realidade virtual para ambientes empresariais e apresentou o novo headset ThinkReality RVX. Os óculos têm um formato compacto de última geração e podem ser utilizados em cenários de formação, colaboração ou mesmo em soluções de design 3D. O headset é suportado por software em cloud, oferecendo ainda serviços de segurança a toda a linha dos negócios.

A fabricante refere que o headset tem um encaixe confortável, com um perfil fino, assim como capacidades de passagem de imagens de alta resolução a cores para aplicações de realidade mista. Este tipo de tecnologias começa a ser utilizado por empresas que têm trabalhadores em regime híbrido, aumentando a sua produtividade.

Veja na galeria imagens do headset

E a empresa destaca que a nível da formação os resultados são surpreendentes: “As empresas estão a verificar uma formação cada vez mais rápida (em 4x) sobre competências transversais em comparação com a formação em sala e 275% mais confiança na aplicação das competências aprendidas em realidade virtual”. A Lenovo sugere ainda que a formação em realidade virtual diminui o risco de lesões no local de trabalho até 43%.

Preparado para o chamado Metaverso empresarial, o novo headset funciona de forma autónoma ou ligado a um PC ou workstation em experiências de streaming. Pode ainda utilizar soluções de processamento baseados em cloud, tais como o NVidia CloudXR, que dependam de um desempenho de alta qualidade e baseada em GPU. A plataforma de software ThinkReality permite às divisões de TI implementar, configurar e gerir os equipamentos XR à escala, afirma a fabricante. Os colaboradores podem receber atualizações e análises, de forma a otimizar o seu desempenho a nível remoto.

O headset promete ser mais leve e confortável de utilizar, além de ser construído num material que o torna fácil de limpar e manter. Na parte frontal tem quatro câmaras para rastreio 6DoF e duas câmaras de alta resolução a cores oferecem aos utilizadores uma experiência sem interrupções e de melhor qualidade. A tecnologia passing-through garante a transmissão de gráficos 3D por cima do mundo real.

Para alimentar o headset, a fabricante escolheu a plataforma XR Snapdragon, permitindo às empresas utilizar o equipamento com a Snapdragon Spaces XR e a sua SDK baseada em OpenXR. A empresa afirma que está a colaborar com os principais fornecedores de software empresarial, incluindo a plataforma de comunicação em ambiente de metaverso, o Engage XR, que serve para colaboração, formação e educação. A própria Lenovo ganha uma “casa virtual” sempre presente na Engage, de forma a mostrar produtos e soluções, assim como colaborar com parceiros e clientes.

Até ao final de 2022 o headset ThinkReality RVX estará disponível em acesso antecipado a parceiros selecionados, prevendo-se o lançamento oficial no início de 2023. Para já ainda não foram adiantados os preços do equipamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.