A funcionalidade já existe na versão Plus do GPT4, o modelo de linguagem mais avançado da OpenAI, dona do ChatGPT, e está agora também disponível no Copilot da Microsoft, que “bebe” da mesma tecnologia. Numa e noutra opção, a possibilidade de criar GPTs personalizados está restrita às versões Pro, versões pagas, com uma subscrição mensal de 20 dólares. O preço é igual tanto para o acesso ao Copilot Pro, como para acesso à versão Plus do ChatGPT.

Quem tem acesso à versão Pro do Copilot tem também acesso à tecnologia do GPT-4 e GPT-4 Turbo, garantindo ainda a possibilidade de usar o chatbot de inteligência artificial nas aplicações do Microsoft 365 e de estender a quantidade de imagens que pode criar com o Designer.

Esta mais recente novidade foi acrescentada ao Copilot há poucos dias, sem anúncio oficial da Microsoft, mas com divulgação feita por alguns utilizadores como este, identificado pelo site BGR, que também detalha como pode ser usada a nova funcionalidade.

Seguindo estas notas, a opção está disponível depois do utilizador aceder ao menu onde pode ver todos os GPTs disponíveis. Escolhe criar o seu próprio GPT e fornece um conjunto de informações, como o nome e o âmbito de atuação que quer dar ao assistente.

O utilizador pode ainda carregar documentos que ajudem a enriquecer a base de conhecimento do serviço, como também acontece com o GPT Plus. Não precisa de saber escrever código para usar a opção, como também acontece na versão Plus do GPT-4.

A Microsoft é um dos maiores investidores na OpenAI, o que lhe valeu o acesso privilegiado à tecnologia da dona do ChatGPT, que tem vindo a ser integrada nas mais diversas ferramentas da gigante do software.