A apresentação do ChatGPT em dezembro trouxe a massificação da Inteligência Artificial geracional e em poucos dias o chat da OpenAI conquistou um milhão de utilizadores, num crescimento exponencial que provou o interesse dos internautas pela tecnologia. A Microsoft foi rápida a avançar com a sua versão do novo Bing no Edge e em fevereiro anunciou a nova ferranmenta de pesquisa, mas o modo de "copiloto" ficou limitado a uma preview disponível apenas para alguns utilizadores com inscrição prévia.

Agora a empresa está a abrir o acesso a todos os utilizadores do Edge, tornando mais fácil a utilização da ferramenta de pesquisa a todos os utilizadores que quiserem entrar no Bing com a sua conta Microsoft. Este é apenas um dos passos do desenvolvimento da pesquisa com base no GPT-4 e na tecnologia da OpenAI, com quem a Microsoft mantém uma parceria, e Yusuf Mehdi, vice president da Microsoft e Consumer Chief Marketing Officer, garante que é uma nova onda de inovação que vai transformar a maior categoria de software no mundo, a pesquisa, colocando no terreno a visão de um copiloto para a Web, que possa ser um apoio aos utilizadores na sua navegação.

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"O nosso objetivo é responder a um problema universal na pesquisa tradicional: cerca de metade de todas as pesquisas na web ficam sem resposta, resultando em milhares de milhões de pesquisas de pessoas que não atingem o seu propósito", afirma Yusuf Mehdi num post hoje publicado no blog da Microsoft.

Para além do acesso alargado ao Bing, com respostas à pesquisa em modo conversacional e com referenciação de todas as fontes, que agora deixa de precisar de inscrição numa lista de espera, a Microsoft quer passar de um modo de pesquisa e chat apenas baseado em texto para um sistema mais visual, com respostas em imagens e vídeo que deverá ser implementado em breve.

O novo Bing vai passar também de um modo de sessão única para multisessões, com histórico de chats no Edge para manter informação localizada, e a Microsoft vai também abrir a plataforma a developers e empresas que queiram desenvolver novas funcionalidades sobre o Bing e permitir que os resultados da pesquisa se transformem em ações e os utuilizadores possam completar tarefas.  Se procurar um restaurante pode logo fazer a reserva, ou obter respostas a questões científicas mais complexas com a ligação ao Wolfram|Alpha, mas estes são apenas alguns dos exemplos de integração.

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O Bing Image Creator ganha ainda novas capacidades e suporte a 100 línguas, para que seja possível gerar imagens a partir de comandos na língua nativa dos utilizadores, mas a Microsoft quer também que as respostas no novo Bing sejam mais visuais, adicionando gráficos, tabelas e formatação nas respostas às pesquisas online.

Entre as mudanças previstas está igualmente a mudança do browser Edge, que vai ganhar a possibilidade de apresentar sumários de documentos longos, incluindo PDFs e long forms, e a barra lateral deverá ganhar novas funções, como o contexto da página no Edge mobile.

Segundo dados da empresa, em apenas três meses o novo Bing com Inteligência Artificial e chat em linguagem natural resultou em mais de 500 milhões de conversas, desde os melhores locais para viajar para quem tem alergias ao polen até à organização de 10 anos de atividade vulcânica numa tabela. Foram também criadas mais de 200 milhões de imagens no Bing Image Creator e o Bing ultrapassou os 100 milhões de utilizadores diários, com a app a crescer quatro vezes em downloads.