As crianças dos 5 aos 7 anos são o principal alvo da Biblioteca de Livros Digitais, uma iniciativa do Ministério da Educação que integra o Programa Ler Maios. Para assinalar o dia mundial da criança, que hoje se celebra em todo o mundo, foi hoje lançada mais uma obra.

A Biblioteca tinha já sido anunciada em Dezembro e na altura contava com uma dúzia de livros digitais, histórias infantis que podem ser folheadas no browser do computador, incluindo o portátil Magalhães.

Nos últimos meses o número de obras e de autores presentes tem vindo a ser alargado, contando já a Biblioteca com 27 livros, um número hoje atingido com o lançamento da obra "O Pirata da Ilha da Bruma".

Para além do acesso aos livros, que obriga a uma ligação Internet, o site funciona ainda como comunidade, convidando os jovens a registarem-se a partilharem as suas preferências e os textos que deixam no final de cada livro lido online.

"A Biblioteca Digital, já acessível no computador Magalhães, é mais um precioso instrumento de trabalho para ajudar as crianças a aprender a ler e a estudar", afirmou a ministra Maria de Lurdes Rodrigues esta manhã, na sessão que decorreu no Conservatório de Música do Porto.

A Ministra da Educação salientou ainda a importância da leitura, afirmando que "ler é essencial para se aprender mais e depressa" e que desta forma se melhoram todas as disciplinas.