A Dell e a Google uniram esforços para construir a primeira linha de Chromebooks Enterprise direcionada ao mercado empresarial. A fabricante apresentou os modelos Latitude 5400 e Latitude 5300 2-em-1, tendo como foco a adição de maior segurança e funcionalidades empresariais necessárias para garantir a aprovação dos técnicos da TI das empresas.

Os computadores são no fundo modelos de portáteis já existentes no catálogo da Dell, mas foram “recondicionados” para correr Chrome OS, avança o Engadget. O teclado foi otimizado para utilizar o Chrome, e por exemplo, invés da tecla habitual do Windows, os utilizadores irão encontrar o botão da linguagem do sistema.

O modelo 5300 tem um ecrã de 13 polegadas, já o 5400 tem um de 14 polegadas, ambos a suportarem imagens a Full HD. Os dois computadores têm processadores Intel Core i7 de oitava geração, sendo os primeiros a oferecer opções até 32 GB de RAD DDR4, e armazenamentos SSD até 1 TB. Como opção, os computadores podem ser configurados com ligações LTE, para se ligarem diretamente à rede até 450 Mbps.

Os computadores da Dell serão os primeiros a receberem a nova atualização Chrome Enterprise, acedendo à nova consola de Google Admin para o Chrome OS, na promessa de ser 10 vezes mais rápido a carregar. Dessa forma, os administradores da rede podem gerir o ambiente Linux nos Chromebrooks, suportando os utilizadores específicos que desejem receber manutenção. O sistema suporta ainda VPN para lidar com ficheiros internos. Por fim, os utilizadores podem contar com o programa de Workspace Unified da Dell, que permite aos gestores controlarem a rede de dispositivos em diferentes sistemas operativos ou a partir da cloud.

Os computadores são ainda abrangidos pelo suporte técnico da Dell 24/7 durante todo o ano, assim como do lado da Google, com a “vigilância” do Chrome Enterprise. O G Suite e Drive Enterprise da Dell estão também disponíveis, permitindo aos respetivos colaboradores utilizarem o Docs, Sheets e Slides nativamente nos computadores sem a preocupação de manterem uma ligação online.

Os computadores podem ser encomendados a partir de amanhã, dia 27 de agosto. Os preços arrancam nos 699 dólares para a gama Chromebooks Enterprise 5400 e 819 para o Chromebooks Enterprise 5300.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.