A Dell lançou uma nova linha de portáteis destinados ao mercado empresarial. Os novos computadores destacam-se por serem mais leves que os modelos anteriores e por incorporarem uma bateria com até 19 horas de autonomia.



A gama, baptizada como Latitude Serie E, é composta por cinco novos modelos, incluindo aquele que a Dell denomina "o ultra-portátil mais leve da história".



Em conferência de imprensa, a fabricante informou ainda que esta nova gama de computadores permitirá a sincronização remota de dados, através de um serviço que se assemelha ao sistema Blackberry da RIM.



Descrevendo cada um dos modelos, a Dell informou que o Latitude E4200 tem um ecrã de 12,1 polegadas e pesa menos de 1kg. Este é o modelo mais leve e portátil que a empresa já criou. Já o Latitude E4300 pesa pouco mais de 1,5kg. Ambos os modelos, disponíveis nas próximas semanas, incluem processador Intel Core 2 Duo Ultra Low Voltage, 5GB de memória DDR3 e disco SSD de 64 GB ou de 128 GB.



De entre os modelos mais convencionais, a Dell apresentou os E6400 e E6500. Já disponíveis, estes são os modelos que apresentam uma bateria autónoma por 19 horas. O modelo E6400 tem um ecrã de 14,1 polegadas e 8GB de memória DDR 2, enquanto o E6500 tem um ecrã de 15,4 polegadas e a mesma capacidade de memória. Os processadores destes equipamentos são Intel Core 2 Duo até 2.8 GHz T9600.



Para o mercado norte-americano, estes equipamentos têm um preço que começa nos 1139 dólares, para o E6400, e nos 1169 dólares o E6500.



Por fim, os modelos E5400 e E5500 são os mais económicos. Com ecrãs de 14,1 e 15,4 polegadas, respectivamente, estes equipamentos incluem processador Celeron M ou Intel Core 2 Duo, memória DDR2 e gráficos Intel GMA 4500MHD. Os preços destes portáteis variam entre os 839 e os 869 dólares, para os modelos E5400 e E5500, respectivamente.



Outros aspectos que destacam todos os modelos são as caixas de magnésio ou o USB PowerShare, que permite recarregar dispositivos ligados através da porta USB. Também estão incluídas webcams e microfones na maioria dos modelos, assim como ligações exacta e DisplayPort.



A Dell destaca ainda a tecnologia Instant On presente nestes modelos, um sistema muito semelhante ao Express Gate da Asus, que permite que o utilizador ligue a Internet e consulte o correio electrónico sem que o sistema operativo do computador tenha de arrancar.



Este é o maior lançamento da empresa desde a publicação dos seus resultados trimestrais, em Maio. Os números apresentados surpreenderam pela positiva e resultaram das operações de contenção de custos executadas pela companhia, assim como pela forte procura sentida nos mercados internacionais.



Notícias Relacionadas:

2008-08-06 - Portugueses compraram 228,3 mil portáteis entre Abril e Junho

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.