
A MakerBot, empresa responsável pela impressora 3D com o mesmo nome, iniciou as pré-vendas do Digitizer, o equipamento que consegue digitalizar objetos e transferi-los como um ficheiro para um computador. Quer isto dizer que já não é preciso ter conhecimentos em modelação, nem em software de construções tridimensionais.
O Digitizer é uma placa giratória que tem dois lasers e uma câmara que captam todos os pontos e estruturas de relevo de um determinado objeto. Basta pousar a peça no equipamento e esperar cerca de 12 minutos para que o molde digital do objeto esteja concluído.
Além do preço ainda pouco acessível, as impressoras 3D obrigavam o utilizador a saber fazer modelação digital ou então a restringir-se à impressão das criações de outras pessoas. Com o Digitizer qualquer objeto que tenha até três quilos e vinte centímetros de altura pode ser transferido diretamente para a impressora.
Os ficheiros renderizados pelo digitalizador podem ainda ser editados posteriormente, facilitando o trabalho dos utilizadores e profissionais que tenham a necessidade de trabalhar com modelação 3D de objetos com frequência.
O Digitizer tem um preço de 1.400 dólares, cerca de mil euros, e vai chegar às mãos dos primeiros compradores em outubro deste ano.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários