No anúncio, feito na conferência da União Americana de Geofísica, em Nova Orleães, a NASA revelou ao New Scientist que o objetivo é chegar a Alpha Centauri, sistema composto pelas estrelas Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e Proxima Centauri, 100 anos após a chegada de Neil Armstrong à Lua.

tek estrelas

No entanto, a jornada foi classificada por Anthony Freeman, do Jet Propulsion Laboratory (JPL), como sendo “nebulosa” porque a nave espacial teria que viajar a uma velocidade de cerca de 10% da velocidade da luz. A Voyager 1, a primeira sonda a chegar ao espaço interestelar, viaja, desde o seu lançamento em 5 de setembro de 1977, a “apenas” 0,001% da velocidade da luz.

Humanos têm 1.000 anos para encontrar um novo planeta para viver. Stephen Hawking explica porquê
Humanos têm 1.000 anos para encontrar um novo planeta para viver. Stephen Hawking explica porquê
Ver artigo

Mas, o maior obstáculo nesta missão proposta pela NASA é o desenvolvimento da tecnologia de propulsão que permita que uma sonda percorra essa distância em um período de tempo relativamente curto.

O físico Stephen Hawking já tinha defendido a ideia de que "os avanços tecnológicos das últimas duas décadas e os avanços futuros tornarão (a viagem interestelar) possível dentro de uma geração" e que esta seria a forma de “permitir que a nossa espécie sobreviva”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.