Anunciados na Cebit deste ano, os novos adaptadores dLAN 500 da devolo vão começar a chegar às lojas portuguesas esta semana, esticando a velocidade teórica do powerline doméstico até aos 500 Mbps. Os primeiros kits à venda são as versões mini, que não têm tomada integrada, mas ainda este mês a devolo deve começar a comercializar as versões Plus.

Nicolai Kollock, country manager da devolo em Portugal, explicou ao TeK que este é um salto significativo na velocidade de transmissão de dados, já que os modelos anteriores estavam limitados aos 200 Mbps. Embora estas velocidades sejam teóricas, na prática com o dLAN 500 é possível ultrapassar os 250 Mbps de velocidade real, com um alcance dentro da rede eléctrica da casa de 300 metros.

Esta capacidade pode ser usada na transmissão de filmes de alta definição e conteúdos 3D entre as várias divisões da casa, refere este responsável.

[caption]devolo[/caption]

A velocidade com que a tecnologia está a evoluir é significativa e é expectável que nos próximos 3 anos possam estar disponíveis kits que suportam transmissão de dados a 1 Gbps, embora a norma ainda não esteja desenvolvida.

A devolo comunicou recentemente que já vendeu mais de 10 milhões de adaptadores de Powerline Communications (PLC) e que na Europa mantém uma quota de mercado acima dos 70%, que sobe para 80% em Portugal.

Embora a marca seja ainda recente em Portugal, as vendas têm crescido de forma significativa desde 2009, estando os kits da devolo à venda na FNAC, El Corte Inglês, Media Market e Rádio Popular. A empresa vende também os seus kits PLC através de OEMs, mantendo um acordo com a Vodafone para o serviço ADSL e Triple Play.

Os novos kits têm preços a partir dos 79 euros para a versão mini e caixas de um único adaptador, existindo ainda opções com dois e três adaptadores por preços de 149 e 189 euros. A versão Plus, que conta com a integração da tomada eléctrica, tem preços a partir de 89,99 euros até aos 229,99 euros.

A devolo deve começar a comercializar nas próximas semanas um novo adaptador powerline com saída USB, o dLAN 200 AV USB, que pode ser usado para partilhar na rede um disco rígido com ficheiros multimédia ou uma impressora de rede. Os preços dos novos equipamentos partem dos 90 euros, devendo ser vendido também um kit com dois adaptadores, um dos quais com ligação de rede Ethernet.

Confrontado com algumas críticas que têm surgido à tecnologia, também em comentários aqui no TeK, Nicolai Kollock, garante que não há qualquer problema com o powerline doméstico que tenha sido reportado à Anacom, e que o nível de interferências electromagnéticas e de outros dispositivos eléctricos é mínimo, sendo rapidamente corrigido pelos equipamentos.

"Temos os produtos todos certificados com os standards europeus", justifica este responsável, lembrando que a Anacom tem online um documento no qual afasta a existência de efeitos nocivos para a saúde da tecnologia PLC.