A startup portuguesa Didimo, conhecida por criar avatares, os chamados gémeos digitais, dos utilizadores para serem utilizados online, sobretudo em ambientes de Metaverso, revelou a nova ferramenta Popul8. Esta assenta em IA generativa e promete gerar centenas de personagens num único passo e em poucos minutos, para serem utilizados em videojogos.

A ferramenta promete ajudar artistas e developers de videojogos a acelerar a produção. O Populat8 é descrito como sendo capaz de criar centenas de personagens únicas, numa fração de tempo e custos associados, reduzindo os custos e semanas de trabalho das equipas de produção. O objetivo é ajudar a popular rapidamente os mundos de jogos, tais como MMOs, RPGs ou jogos de ação em mundo aberto, sejam estes jogáveis ou NPCs (personagens não controláveis).

Veja na galeria imagens do Didimo Popul8:

O Popul8 utiliza na sua base a tecnologia de criação de avatares da Didimo, sendo adicionadas ferramentas baseadas em IA generativa para reduzir o tempo, mas referindo que mantêm o controlo total no seu design. Os developers podem adicionar templates e ajustar as personagens criadas ao estilo visual do jogo em que estejam a trabalhar.

A plataforma promete ser de fácil utilização, tanto na criação, como na edição em escala, incentivando a criar personagens para popular os jogos, mas sem desencorajar a personalização das mesmas. A CEO e fundadora da Didimo, Verónica Carvalho, salienta a experiência da startup na última década em investigação, de forma a disponibilizar esta tecnologia de forma acessível aos game developers. “Otimizamos uma componente do trabalho que é mais repetitiva, para que estes se possam focar na criação de novas modalidades de jogo”. A empresa pretende proporcionar espaços digitais mais representativos, autenticidade e diversidade, através o uso de IA generativa.

Veja o vídeo 

A ferramenta conta com quatro patentes e tem como principais funcionalidades a criação de personagens por IA, mantendo o estilo e especificações de cada jogo. Em poucos minutos pode gerar centenas de personagens, que depois podem ser personalizadas facilmente, seja a nível individual ou em grupo. As personagens geradas são otimizadas em termos de memória.

Os developers podem depois exportar, a partir do Popul8, as suas criações, uma vez que são compatíveis com Unity e Unreal, que são as principais ferramentas atuais, mas também outras. A empresa referiu que empresas como a NOS Comunicações, Ceek, Atom Stars, Soleil Game Studios, Sony e outras são parceiros e clientes atuais das suas ferramentas.