É já amanhã, dia 22 de setembro, que a Microsoft vai revelar ao mundo a mais recente geração de equipamentos da linha Surface através de um novo evento. Ao longo das últimas semanas, os rumores acerca daquilo que a gigante tecnológica poderá apresentar têm vindo a intensificar-se, dando conta de novidades sobre o Surface 8 Pro, mas também do Surface Duo 2, Surface Book 4, Surface Pro X e Surface Go 3.

O evento da Microsoft será transmitido online e poderá ser acompanhado a partir do website da empresa pelas 16h00 (hora de Lisboa).

Que novidades é que a Microsoft poderá revelar?

Ainda nesta semana, novos rumores deram a conhecer mais detalhes sobre o Surface Pro 8. De acordo com o “informador” Shadow_Leak no Twitter, o equipamento contará com um ecrã de 13 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz e rodeado por uma moldura fina, trazendo também duas portas Thunderbolt.

O equipamento poderá contar com um processador Intel de 11ª geração e que será compatível com o Windows 11, que a Microsoft lançará oficialmente a 5 de outubro. Em destaque está também a possibilidade de incluir SSD amovível. No que toca a preços, o “informador” detalha que poderá rondar os 799 dólares/680 euros.

Olhando para a próxima versão do Surface Duo, o conceito de smartphone da Microsoft com um ecrã duplo “dobrável”, nova documentação da Federal Communications Commission (FCC) confirma que o equipamento conta com suporte a 4G e a 5G, assim como a tecnologia NFC para pagamentos contactless, além de compatibilidade com Wi-Fi 6 e com aquilo que é descrito como “transferências sem fios de energia”.

Recorde-se que, anteriormente, rumores deram a conhecer que o Surface Duo 2 poderia ter uma configuração de câmaras traseiras com três sensores. O dispositivo será composto por dois painéis, cada um com ecrãs de 5,8 polegadas e com uma taxa de atualização mais elevada do que a do modelo anterior.

Clique nas imagens para mais detalhes

O equipamento, que estará disponível em preto e branco e que terá o Android 11 como sistema operativo, poderá contar com mudanças quanto à localização do leitor de impressões digitais e com uma entrada USB-C centrada na parte inferior do lado direito.

Novo Surface Duo 2 da Microsoft poderá chegar no Outono com uma configuração de câmaras melhorada
Novo Surface Duo 2 da Microsoft poderá chegar no Outono com uma configuração de câmaras melhorada
Ver artigo

No seu interior, o Surface Duo 2 terá um processador Snapdragon 888 da Qualcomm e 8 GB de memória RAM, assim como suporte a 5G e tecnologia NFC, chegando em duas configurações diferentes de armazenamento interno: 128 GB e 256 GB Acredita-se também que a bateria terá um “boost” adicional de mais 800 a 900mAh.

Olhando para o Surface Book 4, que se espera ser a “estrela” do evento da Microsoft e cujo nome parece ainda não estar totalmente definido, o website Windows Central avança que a empresa vai revelar um equipamento com um design renovado, pondo de lado o ecrã amovível e optando por uma solução que o mantém ligado ao “chassis”.

O novo Surface Book poderá incluir um trackpad de maiores dimensões e um ecrã a rondar as 14 polegadas com taxa de atualização dinâmica, além de molduras mais finas e com cantos arredondados. O equipamento terá duas entradas USB-C, uma porta Surface Connect e uma entrada para auscultadores. Ao que tudo indica, há ainda uma possibilidade de contar com uma placa gráfica da NVIDIA no seu interior.

Já no que toca ao Surface Pro X e ao Surface Go 3 esperam-se poucas mudanças. Fora da introdução de um ecrã com taxa de atualização dinâmica de 120 Hz, o primeiro dos modelos chegará com suporte às funcionalidades de hardware do Windows 11 e a Microsoft poderá lançar uma versão do equipamento que suporta apenas Wi-Fi. Por outro lado, acredita-se que o Surface Go 3 terá apenas alterações no seu processador.

Mas não é tudo: a Microsoft poderá apresentar também novos acessórios, incluindo uma Surface Pen com feedback háptico e capas com teclado que refletem as mudanças feitas ao logo do Windows e que trazem novas cores. Na “calha” poderá estar ainda um novo par de auscultadores da marca ou de Surface Earbuds.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.