A Meta, dona do Facebook, estará a desenvolver uma nova plataforma de inteligência artificial para competir com a OpenAI, assente num novo modelo de linguagem, mais avançado que o seu atual e que deverá estar pronto no próximo ano.

A informação está a ser avançada pelo Wall Street Journal e não foi ainda comentada oficialmente pela Meta, fundada por Mark Zuckerberg. As informações que chegaram ao jornal, citando fontes próximas, indicam que o novo modelo de linguagem da Meta será tão poderoso como o modelo mais avançado da OpenAI, que desenvolveu o ChatGPT.

Este novo LLM (Large Language Model) pretende ser uma evolução significativa à plataforma comercial atual da empresa, Llama 2, um modelo de código aberto lançado em julho passado. A lógica será a mesma, disponibilizar um modelo que possa ser usado por diferentes empresas e entidades, para desenvolver serviços avançados com suporte de IA. Ainda segundo a mesma fonte, o novo LLM vai começar a ser treinado já no início de 2024.

Os modelos de linguagem de grande escala estão na base dos serviços de IA generativa que várias empresas têm lançado, assentes em plataformas como a da OpenAI, que foi a primeira a pôr em evidência o seu poder.

A Meta está nesta corrida com o Llama. A primeira versão recebeu mais de 100 mil pedidos de acesso, segundo números divulgados pela empresa. Em julho foi lançada uma evolução deste LLM, em código aberto e com utilização gratuita para investigadores e para utilização comercial. Este inclui pesos de modelo e código inicial para o modelo pré-treinado e versões de conversação ajustada.

O acesso aberto é considerado pela Meta o caminho mais seguro para a evolução da tecnologia, pela possibilidade de envolver comunidades de investigadores e developers no teste e identificação de problemas, que assim também podem ser corrigidos mais
rapidamente.

A Microsoft foi escolhida como parceira da Meta para a comercialização do Llama 2, que passa a estar também no catálogo de modelos de IA do Azure, para que os developers na plataforma aproveitem as ferramentas nativas da cloud para a filtragem de conteúdo e recursos de segurança.

O modelo de IA foi otimizado para ser executado localmente no Windows, ajudando a manter o fluxo de trabalho contínuo. Também é possível aceder ao Llama 2 através do Amazon AWS, Hugging Face e outros fornecedores.