Drone solar da Airbus voa há 25 dias sem parar. É um novo recorde

Este artigo tem mais de 6 anos
O aparelho funciona apenas com a ajuda da luz solar e pode ser utilizado para vários fins. Um deles é levar internet às regiões mais remotas do planeta. O exército recorre à aeronave para conduzir exercícios de espionagem e monitorização.
Drone solar da Airbus voa há 25 dias sem parar. É um novo recorde

Apesar de Facebook e Google terem desistido do avião solar que mantinham em desenvolvimento, para fazer chegar internet a zonas mais remotas do planeta, a Airbus mantém-se fiel a um projeto semelhante. E há notícias animadoras que dizem respeito à sua aeronave. De acordo com a empresa, o Zephyr S Haps já voa há 25 dias seguidos. A marca estabelece um novo recorde no meio, uma vez que a marca anterior era de "apenas" 11 dias.

ESA quer cruzar drones com satélites. O resultado é a abordagem a uma nova área do céu
ESA quer cruzar drones com satélites. O resultado é a abordagem a uma nova área do céu
Ver artigo

O Zephyr voa apenas com energia solar. A altitude média que atinge é de 70 mil pés, alcançável apenas por aviões como o Concorde ou o SR-71 Blackbird.

A Airbus explica que esta altitude o torna imune a alterações de temperatura ou a quaisquer outras influências meteorológicas, o que lhe permite atingir um desempenho consistente em todas as suas tarefas (reconhecimento, vigilância e comunicações).

O vídeo abaixo mostra o processo manual de descolagem da aeronave. A fabricante aeronáutica sublinha que o método rudimentar utilizado para fazer voar o aparelho traduz-se numa redução significativa de custos, em comparação com outras soluções alternativas.

As forças armadas britânicas encomendaram três unidades deste Zephyr S. O exército vai utilizar o avião em exercícios de espionagem e monitorização do terreno em situações de catástrofe.

Apesar do sucesso deste modelo, a Airbus tem planos para lançar uma nova versão, a que vai chamar Zephyr T.

 Recorde-se que o aparelho pode ser utilizado para distribuir internet em zonas remotas do planeta, tal como o Aquila do Facebook. Para o mesmo efeito, a Google está a trabalhar no Project Loons.

Pergunta do Dia

Mais informações
Participou nesta votação.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar