com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Facebook encerra projeto Aquila, o drone solar que ia levar internet às zonas remotas do planeta

Este artigo tem mais de 3 anos
A empresa vai dedicar-se ao desenvolvimento dos sistemas de internet e dos protocolos que podem vigorar em aparelhos semelhantes que estão a ser desenvolvidos por outras empresas.
Facebook encerra projeto Aquila, o drone solar que ia levar internet às zonas remotas do planeta
tek aquila facebook drone

O Facebook anunciou o fim do projeto Aquila. Em consequência, a empresa vai encerrar as infraestruturas onde trabalhavam as equipas afetas ao desenvolvimento do drone, na cidade britânica de Bridgewater.

O Aquila era um avião não tripulado, movido a energia solar, cuja missão consistia em levar internet a zonas remotas do planeta Terra, onde a conectividade à rede ainda não é uma garantia. O voo inaugural do drone aconteceu em 2016 e demorou 1 hora e 36 minutos.

A empresa adianta que não vai dar por terminado o seu compromisso com a ideia de levar internet a outras regiões do mundo, mas explica que o seu trabalho neste campo vai agora cingir-se ao desenvolvimento de parcerias com outras empresas que já tenham provas dadas no sector. O sistema de fornecimento de internet com base em infraestruturas voadoras continua a ser uma solução viável, mas o Facebook acredita que existem entidades no mercado que já conseguiram concretizar melhor a ideia.

Algumas das ideias que a empresa de Mark Zuckerberg planeia desenvolver dizem respeito à realização de uma conferência em 2019, onde será proposto o alargamento do espectro e a definição de metas para a expansão da cobertura existente.

Outros dos factores que poderá estar por detrás desta decisão é o acidente em que o Aquila esteve envolvido há dois anos, depois de um voo mal calculado. A primeira aterragem bem sucedida do drone só ocorreu em 2017.

Recorde-se que a Google tem um projeto semelhante, chamado Loon, que está a ser testado com a ajuda de uma série de balões flutuantes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Deve estar ligado no Facebook para poder ver e interagir com este artigo.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.