A LG apresentou um candeeiro de mesa que usa pela primeira vez um sistema de iluminação baseado na tecnologia OLED curva. Até aqui a maioria dos fabricantes têm apostado em sistemas que usam a tecnologia LED incorporada em lâmpadas de formato tradicional.

O painel curvo de OLED como fonte de luz pode comunicar com o smartphone ou tablet do utilizador. Através do dispositivo móvel o utilizador pode definir perfis de iluminação inteligentes - como "relax" ou "filme" - que se adaptam às condições de visualização. Há ainda um modo de leitura, um modo noturno um modo que reconhece o som do despertador.

[caption]LG Curved lamp[/caption]

O OLED é tido como uma tecnologia de cores mais precisas e que consegue interpretar o preto com mais fidelidade. É atualmente aplicada em ecrãs de smartphones e ecrãs de televisores. A LG também já tinha sido das primeiras fabricantes a apresentar um smartphone de tela curva, o G Flex.

O mercado dos sistemas de iluminação tem atraído a atenção de grandes tecnológicas mundiais. A Philips foi uma das primeiras a olhar para este segmento de negócio e atualmente é das empresas que tem uma maior gama de equipamentos. A marca holandesa tem inclusive uma parceria com a Apple nesta área.

Também a Samsung já lançou as chamadas lâmpadas inteligentes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico