Depois de uma primeira amostra dos computadores que a Lenovo iria levar para a CES 2023, a fabricante deixou o melhor do seu catálogo para o seu palco na conhecida feira de inovação. Na bagagem conta com diversas tecnologias das suas linhas Yoga Book, tablets e os modelos de gaming Legion. Tecnologias de ecrã duplo, assim como em 3D fazem parte das suas novidades a destacar nos seus portáteis.

Yoga Book 9i: Ecrã duplo, o dobro de espaço para trabalhar

Começando pelo Yoga Book 9i, este portátil foi criado tendo em conta a criatividade dos profissionais, contando com isso com um OLED de ecrã duplo, aquele que a Lenovo afirma ser o primeiro do mercado. O computador procura ser mais versátil que os modelos tradicionais, permitindo utilizá-lo em diversos modos, seja a nível de trabalho em multi-tasking ou de entretenimento. O portátil é alimentado pelos novos processadores Intel Core de 13ª geração, assentes na plataforma Intel Evo.

De salientar que este portátil conversível pretende ser fino e leve, permitindo transformar-se em tablet ou em modo tenda, de acordo com as necessidades de utilização. Destaca-se pela possibilidade dos ecrãs poderem estar alinhados um sobre o outro na horizontal, ou se preferir, colocá-los lado a lado na vertical. O seu teclado é destacável, funcionando via Bluetooth e ainda suporta o estilete Smart Pen, que foi otimizado para o Windows 11 com software de escrita e leitura, ideal para tomar notas rápidas.

Veja na galeria imagens do portátil com ecrã duplo:

O portátil conta com dois ecrãs OLED PureSight de 13,3 polegadas, suporta 100% cor da palete DCI-P3, Dolby Vision HDR e ainda áudio espacial Dolby Atmos. O modelo foi mesmo atualizado com uma barra de som rotativa de 360º com colunas da Bowers & Wilkins.

O equipamento chega às lojas em junho nos Estados Unidos a começar nos 2.099 dólares.

Ainda na família Yoga, a Lenovo revelou o AIO 9i Desktop, um computador de secretária para profissionais, com um ecrã de 31,5 polegadas, especialmente direcionado a artistas e criadores de conteúdo. O ecrã é expansivo e com resolução de 4K, com três lados sem moldura, sendo 100% compatível com sRGB. Tem uma base discreta e ventilada para poupar espaço na secretária e uma dobradiça metálica para inclinar para os ângulos que necessitar. Tem sete portas na parte de trás, melhorando a gestão de cabos e adiciona um carregador wireless para smartphones.

Lenovo vai levar para a CES 2023 novos portáteis, tablets e Chromebooks
Lenovo vai levar para a CES 2023 novos portáteis, tablets e Chromebooks
Ver artigo

O computador está equipado com os processadores Intel Core i9 de 13ª geração e as mais recentes placas gráficas da NVidia, o modelo foi preparado para lidar com design gráfico, edição de fotos e vídeos e claro, não esquece o gaming. Tem quatro colunas Harman Kardon, Dolby Atmos e ainda uma webcam de infravermelhos de 5 MP para participar em videoconferências ou fazer autenticação facial.

O Yoga AIO 9i está apontado chegar no terceiro trimestre de 2023, a começar nos 1.799 dólares.

A Lenovo mostrou também o novo modelo Yoga Slim 6i, que se junta aos atualizados Yoga 9i de 14 polegadas, o Yoga Slim 7i Cabon de 13 polegadas e o Yoga 6 de 13,8 polegadas. O Yoga Slim 6i é leve e fino, direcionado a profissionais e criadores de conteúdos. Assenta na plataforma Intel Evo e foram fabricados em elementos de alumínio e materiais metálicos. Tem um ecrã OLED de 14 polegadas com Dolby Vision, rácio de 16:10 e com versões de display tátil. Tal como os restantes membros da família, é alimentado pelo mais recente processador da Intel de 13ª geração. Apenas o Yoga 6 está equipado com o AMD Ryzen 7000.

O Slim 6i chega em abril a partir dos 729,99 dólares, acompanhado do Yoga 9i a partir de 1.499,99 dólares e o Yoga 6 por 729,99 dólares. A versão Slim 7i Carbon ainda não tem data ou preços definidos.

Project Chronos pretende unir o mundo virtual ao físico

Uma das inovações que a Lenovo mostrou na CES 2023 foi o sistema de realidade mista, o Project Chronos. Foi criado para conectar utilizadores e aumentar a capacidade de colaborar, em experiências tanto no mundo virtual como físico, de uma forma nova e simplificada para os consumidores. O sistema foi criado para um ambiente de metaverso, de utilização doméstica, ajudando os utilizadores de experienciarem o mundo virtual sem a necessidade de óculos ou outros acessórios.

O equipamento permite controlar virtualmente o seu avatar, captando o movimento do utilizador através de uma câmara de profundidade que replica os movimentos em tempo real, fazendo o respetivo render em 3D para o mundo virtual. Pode ser transmitido para um televisor ou ecrã do PC. O avatar responde aos gestos do utilizador, movimentos, postura e o sistema até reconhece as expressões do utilizador em tempo “quase real”, avança a Lenovo.

Esta proposta da Lenovo assume a forma de um periférico para a sala de estar, que pode ser colocada numa parede ou numa superfície em cima ou debaixo do televisor ou monitor. A sua câmara de profundidade RGB integrada assenta numa arquitetura de computação, gerindo e traduzindo rapidamente os movimentos dos utilizadores. Dessa forma, o utilizador é libertado dos habituais óculos de realidade virtual ou qualquer outro equipamento para mergulhar no metaverso, tais como participar remotamente em aulas de fitness ou criar conteúdos de vídeo com avatares realistas. E claro, participar em possíveis videojogos utilizando o seu próprio avatar.

O projeto ainda está em produção, sendo o seu nome final revelado mais próximo do lançamento, ainda sem data. A Lenovo diz que está a trabalhar com programadores, conteúdos e parceiros de serviço para dar vida a este novo conceito.

Os novos tablets têm ecrãs maiores e mais qualidade de imagem

Semelhante ao tamanho de um computador portátil normal, a Lenovo revelou o Tab Extreme, afirmando ser o seu mais poderoso tablet de sempre, com um ecrã de 14,5 polegadas. Trata-se de um OLED com uma resolução de 3K, suportando uma gama de cores DCI-P3 e uma taxa de atualização de 120 Hz. Características habituais nos portáteis profissionais. E não faltam mimos tecnológicos na lista de funcionalidades, tais como som Dolby Atmos, debitado num conjunto composto por oito colunas da JBL, baseado em quatro canais, criando dessa forma som espacial. O tablet é alimentado por um processador Dimensity 9000 da Media Tek, com uma bateria com uma autonomia prometida de 12 horas. O equipamento utiliza o Android 13 como sistema operativo.

Veja na galeria imagens dos tablets:

Um dos pontos interessantes do tablet é o seu suporte traseiro versátil e magnético, permitindo colocar o equipamento em forma de moldura, numa posição horizontal e vertical. Por outro lado, conta com um acessório vendido à parte, um teclado embutido numa estrutura que fixa o tablet, transformando-se num portátil. A forma do suporte permite ao ecrã “flutuar”, sendo possível ajustar o seu ângulo para melhor postura. O teclado é retroiluminado e a sua dobradiça funciona também como compartimento para armazenar e proteger a caneta digital Precision Pen 3 que está incluída no acessório.

O equipamento foi concebido com tecnologias que ajudam a limpar os ruídos de fundo durante uma videoconferência, através de quatro microfones incorporados. O seu modo de captura de voz em 360º garante uma voz mais nítida num raio de 50 centímetros. Tem ainda a certificação TÜV Rheinland que reduz as luzes azuis nocivas.

Para quem não precisa de uma máquina tão potente, outro tablet apresentado pela Lenovo foi o Smart Paper. O equipamento pode ser utilizado como um caderno digital para tomar notas, com uma escrita natural e intuitiva. Este tablet pretende ser mais prático e fácil de transportar, recorrendo a um ecrã tátil anti-brilho com 10,3 polegadas, encaixado numa base de metal. Utiliza a tecnologia E-Ink para oferecer uma experiência semelhante ao uso de papel e caneta.

De salientar que a sua Smart Paper Pen não precisa de ser carregada, oferecendo uma ponta de feltro, garantindo 23 ms de latência, para uma escrita fluída. Os utilizadores podem dessa forma, alternar entre as diferentes experiências de escrita, usando uma esferográfica, lápis, marcadores e outros. E mesmo o papel tem 74 modelos de blocos de notas, como linhas, quadriculado, gráfico ou totalmente limpo e em forma de partitura de música.

Pode ainda ser utilizado como gravador de voz digital, através de dois microfones integrados, ideal para ajudar a tomar notas numa sala de aula ou durante uma reunião de trabalho. O tablet conta com 50 GB de armazenamento interno e o seu sistema permite pesquisar rapidamente as notas que escreveu há muito tempo, através de palavras-chave, ou pesquisar livros digitais que tenha no equipamento. O equipamento permite o acesso à biblioteca da eBooks.com, que tem mais de 2 milhões de livros disponíveis. A aplicação ajuda também a transcrever gravações de áudio e fazer traduções de texto para diferentes idiomas.

Os tablets ainda não têm data e preços definidos.

Lenovo dá “boost” de IA aos seus poderosos portáteis de gaming

A linha Legion de gaming da Lenovo também foi atualizada com os processadores de nova geração da Intel e AMD. Mas a grande novidade é o novo chip Lenovo LA AI, que a fabricante diz ser o primeiro concebido para gaming. O chip estará instalado nos novos modelos Lenovo Legion Pro 7 e 7i e Legion Pro 5 e 5i, todos de 16 polegadas. O que o chip faz é utilizar um algoritmo de aprendizagem automática de software de forma a otimizar o desempenho do sistema. O sistema de machine learning monitoriza os frames dos jogos e ajusta-se de forma dinâmica para maior desempenho.

Os modelos usam a tecnologia Tobii Horizon, oferecendo um sistema de tracking da cabeça do utilizador sem a necessidade de equipamentos, oferecendo maior imersão nos jogos.

Veja as imagens do Lenovo Legion 7 Pro:

Para os jogadores mais exigentes, que preferem ter uma torre de secretária, a Lenovo oferece os novos modelos Legion Tower 7i, Tower 5i e Tower 5, todos eles com os mais recentes CPUs e GPUs da Intel, AMD e NVidia. Os computadores são acompanhados de novos modelos de monitor da marca, como o Legion Y27f-30 FHD de 27 polegadas e os ecrãs QHD da Lenovo Legion Y27qf-30.

De salientar que os portáteis oferecem novas soluções de refrigeração da tecnologia ColdFront 5.0, destacando-se a sua câmara de vapor maior, capaz de cobrir o processador e placa gráfica, ou de forma alternativa as tubagens de calor híbridas, dependendo da configuração de hardware. O sistema de infusão de metal líquido tem sido uma tendência utilizada pelas diferentes fabricantes de computadores.

Os novos computadores portáteis chegam entre março e abril, sendo para já o único confirmado para o mercado europeu o Legion Pro 7, com preço a partir de 2.699 euros.

O SAPO TEK vai continuar a acompanhar os principais lançamentos e novidades da CES 2023, que pode seguir no site, na newsletter e no especial que dedicámos à feira de Las Vegas.