A promoção das novas tecnologias junto dos mais desfavorecidos é comum a várias empresas tecnológicas e organizações mundiais. Desta vez foi a Sichuan Sinomanic Technology, sedeada na cidade de Chengdu, na China, que anunciou o lançamento de computadores de baixo custo destinados a informatizar as regiões rurais do país.



Com um preço associado de 129 dólares (menos de 100 euros), o Tian En GX-2 caracteriza-se por não ter monitor. No entanto, o computador possui uma saída para ecrãs VGA e outra para TV, o que pode ajudar os utilizadores a economizar dinheiro, uma vez que a maioria das casas dispõem de televisão.



Equipado com um processador MIPS de 400MHz da Raza Electronics, o equipamento suporta os sistemas operativos Linux ou o FutureAlpha, desenvolvido na China. O GX-2 inclui 128MB de memória DDR, uma porta US 2.0, adaptador Ethernet e um cartão de memória de 1GB.



No que diz respeito a software integrado, o computador dispõe de um browser, dicionário chinês/inglês e calendário para gestão de agenda.



O preço do GX-2 é bastante semelhante ao que o projecto One Laptop per Child, de Nicholas Negroponte, pretende praticar. A produção em massa dos computadores de baixo custo da OLPC tem início marcado para este ano.

Notícias Relacionadas:

2006-11-22 - One Laptop per Child apresenta primeiros computadores e prevê início da produção em massa para 2007