De acordo com os resultados do Digital Agenda Scoreboard, divulgados esta quarta-feira, 28,8% das empresas com atividade em Portugal, com 10 ou mais funcionários, empregam recursos humanos com formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

Portugal ocupa assim a nona posição do ranking da UE 27 para este indicador, 7,7 pontos percentuais acima da média europeia e a 5,9 pontos percentuais de diferença da líder da tabela Grécia.

O relatório revela que 40 % das empresas que recrutam ou procuram recrutar especialistas em informática na Europa têm dificuldade em fazê-lo, prevendo-se que o número de vagas por preencher neste domínio atinja 900 000 em 2015.

Os resultados portugueses para os restantes indicadores em competências informáticas já não são tão positivos, embora próximos da comparação com a média dos seus congéneres europeus.

Os dados do Digital Agenda Scoreboard revelam por exemplo que 49,9% da população portuguesa tem um conhecimento médio ou alto na utilização de um computador, percentagem que baixa para os 38,3% se aplicarmos esse mesmo nível de competências à Internet. Os valores compram com, respetivamente, 50,9% e 42,6% registados na UE27.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico