A FC Portugal adicionou mais dois troféus ao seu já extenso conjunto de galardões. A equipa de futebol robótico, que resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, arrecadou dois segundos lugares no RoboCup German Open 2011.

No evento, que se realizou em Magdeburgo, na Alemanha, entre 30 de Março e 3 de Abril, a FC Portugal competiu nas Ligas de Simulação de Futebol Robótico 2D, onde marcou 111 golos e sofreu sete, e 3D, tendo marcado 43 e sofrido quatro golos. Em ambas as ligas foi Vice-Campeã Europeia.

O torneio deste ano contou com nove e quatro equipas no 3D e 2D, respectivamente, provenientes de sete países: Alemanha, EUA, França, Irão, Portugal, Reino Unido e Turquia.

A equipa FC Portugal é um projecto conjunto da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, constituído por docentes, investigadores e estudantes, que usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs.

O projecto iniciou-se em 2000 e a equipa já ganhou dois campeonatos mundiais, cinco campeonatos europeus e conquistou mais de 15 outros troféus internacionais.
A FC Portugal prepara-se, agora, para participar na próxima edição do RoboCup Mundial que se realizará em Istambul, Turquia de 5 a 11 de Julho.

Entretanto, por cá está em curso mais uma edição do Festival Nacional de Robótica, uma iniciativa que tem como principal objectivo promover a ciência e tecnologia junto dos jovens do ensino básico, secundário e superior e mesmo do público em geral.

O 11º Festival Nacional de Robótica começou esta quarta-feira e prolonga-se até 10 de Abril, nas Instalações do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, onde várias equipas Seniores e Juniores darão vida aos seus robôs, demonstrando as suas capacidades em diversas modalidades, tais como Busca e Salvamento, Dança, Futebol Robótico, Robot@Factory, entre outros.