A Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas - ESOP - representou o país na Galiza, no âmbito do encontro de trabalho entre a Consellería de Innovación e Industria do Governo Galego com as empresas do sector daquela região.

No evento foi estabelecido um acordo para a colaboração dos participantes na troca de experiências e exploração de sinergias. O objectivo das parcerias é a partilha de conhecimentos através de uma aliança que marca a primeira ligação da ESOP a outras associações e entidades governativas internacionais, abrindo as "portas ao diálogo entre dezenas de empresas de Portugal e da Galiza", diz a associação em comunicado.

No encontro houve ainda a oportunidade para a apresentação de actividades desenvolvidas pelo governo regional da Galiza em colaboração com as empresas locais no âmbito a iniciativa Centro de Referencia e Serviços de Software Livre - Mancomun - e debatida a estratégia para continuidade do trabalho.

Este centro, que surge como iniciativa da Conselleria de Innovación e Industria foi criado para facilitar o desenvolvimento industrial e inovador das PMEs do sector TIC na região, aproximar a população da Sociedade de Informação e Comunicação, potenciar a utilização do galego como idioma em aplicações informáticas e impulsionar a utilização do software livre ao serviço da independência tecnológica.