Uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova tecnologia que, ao ser combinada com um headset de realidade aumentada, dá aos utilizadores o “poder” da visão raio-x.

O sistema desenvolvido, que toma o nome X-AR, usa sinais de radiofrequência para encontrar objetos que têm etiquetas RFID, numa espécie de antena que pode ser colocada no exterior de um headset de realidade aumentada, como o HoloLens da Microsoft.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o X-AR

Como explicam os investigadores, através desta tecnologia, os utilizadores podem localizar objetos que estejam, por exemplo, dentro de uma caixa ou até escondidos por baixo de outros itens.

Depois de escolherem o que desejam localizar através da interface do headset, o sistema X-AR envia sinais para as etiquetas RFID que se encontram nos diferentes objetos num determinado local. Por sua vez, as etiquetas “respondem” com um número de identificação próprio.

Os investigadores detalham que o X-AR cria um mapa 3D virtual do espaço onde o utilizador se encontra. O sistema combina depois toda a informação recolhida para demonstrar onde está o objeto através da interface do headset, assegurando que o mesmo é recolhido corretamente.

Veja o X-AR em ação 

Durante os testes da tecnologia, realizados numa espécie de armazém improvisado, os investigadores verificaram que o sistema conseguiu localizar objetos escondidos com uma distância média de 9,8 cm e que os utilizadores localizavam o que estavam à procura com uma eficácia de 96%.

A equipa do MIT acredita que a tecnologia poderá ter várias aplicações nos sectores da indústria e retalho. Por exemplo, ao ser utilizado em armazéns, o sistema pode aumentar a eficiência do trabalho realizado pelos colaboradores. Já nas lojas, o X-AR poderia ajudar os funcionários a localizar produtos mais rapidamente, assim como no processo de reposição de stock.