Depois da recente detenção nos EUA de um jovem americano acusado de criar e disseminar uma variante do worm Blaster, a Agência Reuters noticiou ontem que as autoridades policiais anunciaram a prisão de um estudante romeno, acusado do mesmo crime. A notícia foi hoje ao fim da tarde desmentida pela Associated Press, que cita a polícia de Bucareste.

O anúncio inicial teria sido feito ontem pela polícia que alegadamente detivera Dan Dumitru Ciobanu, um jovem romeno de 24 anos estudantes da Universidade Técnica de Iasi (na Roménia) acusando-o de lançar uma nova versão do worm Blaster, que, em menos de uma semana, infectou 250 mil computadores durante o mês de Agosto.

A agência Reuters referia que a polícia não prestou mais qualquer declaração, ficando os restantes comentários a cargo da BitDefender, uma empresa romena que auxiliou as autoridades a realizar a detenção. Esta emitiu um comunicado de imprensa detalhado onde referia que o jovem não havia ainda sido formalmente acusado.

Mihau Radu, porta-voz da BitDefender, adiantou, em comunicado de imprensa citado pela mesma fonte, que, segundo a legislação sobre cibercrime que foi recém aprovada, Dumitru se arrisca a cumprir uma pena de prisão de quinze anos caso venha a ser condenado.

A notícia desta tarde da Associated Press, enviada de Bucareste, confirma que a polícia está de facto a investigar um suspeito, mas que não fez ainda nenhuma detenção. A BitDefender não publicou ainda nenhuma correcção à informação ontem divulgada.

Nota de Redacção: [2003-09-04 17:53:00] A notícia foi actualizada com a informação entretanto veiculada pela Agência Associated Press que desmente informação da Reuters. Foi também corrigida em relação à entidade policial que teria feito a detenção e que não era a polícia britânica mas sim romena.

Notícias Relacionadas:
2003-08-29 - FBI prende jovem suspeito de ter criado vírus Blaster
2003-08-12 - Blaster atacou 250 mil computadores e pode voltar a fazer estragos no próximo sábado