“Estamos num ponto de inflexão e é agora urgente pensar seriamente nas desvantagens e nos riscos que uma utilização mais abrangente da IA começa a revelar”. Esta é uma das conclusões de um estudo, que olha para a evolução da IA nos últimos cinco anos e antecipa os maiores desafios em torno da evolução da tecnologia, nos próximos anos.

Os autores da pesquisa One Hundred Year Study on Artificial Intelligence (AI100), conduzida pela Universidade de Stanford e que integrou especialistas de diversas áreas, lembram que a cada vez maior capacidade de automatizar decisões em escala, recorrendo à IA, é uma espada de dois gumes.

Europa está 10 anos atrasada em IA. Daniela Braga reconhece vontade política mas aponta obstáculos
Europa está 10 anos atrasada em IA. Daniela Braga reconhece vontade política mas aponta obstáculos
Ver artigo

Agrava riscos como os deepfakes intencionais, ou de falhas nos algoritmos, que podem prejudicar e discriminar pessoas e concluem que a definição destes modelos deve envolver um leque multidisciplinar de profissionais - como mais destaque das ciências sociais - para evitar que o treino de algoritmos, apenas com base em dados históricos, perpetue desigualdades refletidas nesses dados.

Reconhece-se que os governos terão um papel central nos próximos passos da IA, moldando os desenvolvimentos e a aplicação da tecnologia, mas considera-se que não devem apenas preocupar-se como a criação de regulação. Devem também promover informação e formação às comunidades, por exemplo nas escolas, preparando a futura geração de trabalhadores, para que possam tirar o melhor partido destas tecnologias.

IA não deve ser pensada para substituir o humano mas para ser integrada nas suas comunidades

Sobre os Governos, admite-se também que já perceberam o papel que a IA pode ter na economia, na ciência ou mesmo na prestação de serviços públicos, mas considera-se que, de um modo geral, as “instituições governamentais ainda estão atrasadas, e será necessário um investimento sustentado de tempo e recursos para enfrentar os desafios colocados por uma tecnologia em rápida evolução”.

Investimento em inteligência artificial dispara na Europa para 50 mil milhões de dólares em 2025
Investimento em inteligência artificial dispara na Europa para 50 mil milhões de dólares em 2025
Ver artigo

O estudo sublinha os progressos significativos em torno da inteligência artificial nos últimos cinco anos e o impacto real que esta passou a ter nas vida das pessoas, instituições e cultura. “A capacidade dos programas de computador para realizar tarefas sofisticadas de linguagem e processamento de imagem, problemas fundamentais que têm impulsionado desenvolvimentos desde o seu nascimento na década de 1950, avançou significativamente”.

Defende-se que embora a IA ainda esteja longe do estereótipo da tecnologia capaz de replicar a inteligência humana nas máquinas, fez largos progressos no que se refere à incorporação em aplicações com benefícios claros para a sociedade, em áreas como a saúde, por exemplo.

Para os cientistas fica uma recomendação, que passa por encarar cada vez menos a IA como uma meio para a completa autonomia e mais como um elemento adicional de uma comunidade - a espécie humana - que reconhece os ganhos de trabalhar em conjunto, para alcançar melhores resultados.

Nessa linha, defende-se que a IA deve, cada vez mais, ser incorporada nessa comunidade, com “linhas claras de comunicação entre decisores humanos e autónomos”. Afinal, “no final do dia, o sucesso será medido pela capacidade de melhorar a vida de todos e não pela eficiência das máquinas a desvalorizarem as pessoas que estamos a tentar ajudar”, sublinham os autores da pesquisa.