O Japão, Taiwan e os Estados Unidos acusam a União Europeia de penalizar os produtos tecnológicos com taxas alfandegárias exageradas. Os três países estimam que o total de taxas impostas pelo executivo comunitário ascenda aos 11 mil milhões de dólares e pedem à Organização Mundial do Comércio (WTO) que regule as transacções através da avaliação das tarifas impostas em artigos electrónicos como set-top boxes, ecrãs planos e multifunções.



As três nações afirmam que a União Europeia está a contradizer um acordo estabelecido em 1996 que proíbe a imposição de taxas alfandegárias em alguns produtos tecnológicos, cuja lista é regularmente actualizada ou negociada, algo prejudica os novos produtos a entrar no mercado, que acabam por não ser abrangidos pelo acordo.



No caso dos multifunções, explicam que estas impressoras são categorizadas como faxes, scanners e outros equipamentos a tarifa imposta acordada no âmbito do Acordo para a Tecnologia de Informação é de zero por cento. Porém, a União Europeia categoriza os multifunções como fotocopiadoras, um artigo que não está incluído no acordo e cuja tarifa alfandegária imposta é de seis por cento.



O mesmo acontece com os ecrãs LCD. Estes equipamentos são classificados como monitores de vídeo, o que implica a aplicação de uma taxa alfandegária de 14 por cento.



Como tal, segundo a mesma fonte, o Japão, Taiwan e os Estados Unidos preparam agora uma queixa formal contra a UE, aproveitando a reunião do Comité de Resolução de Litígios da WTO, a 29 de Agosto. A queixa formal vai avançar depois de várias ameaças à UE, que não produziram efeitos.



Ainda em Maio deste ano, a União Europeia rejeitou as críticas lançadas pelos três países, afirmando que já se tinha oferecido para reabrir as negociações do acordo internacional, um processo que cortaria em 1,5 triliões de dólares as tarifas em bens tecnológicos.



Notícias Relacionadas:

2008-05-29 - Japão e EUA fazem ultimato à UE para eliminar taxas sobre produtos electrónicos

2008-01-09 - EUA querem acabar com taxas europeias sobre produtos electrónicos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.