O sector público europeu poderá a partir do final do próximo ano contar com um repositório de software open source que lhe permitirá guardar e trocar aplicações desenhadas com base neste código. O objectivo é garantir um maior retorno dos investimentos públicos em TI e abrir caminho a uma maior interoperabilidade entre aplicações.
A CE pretende que a iniciativa incentive os responsáveis da função pública a usarem o software uns dos outros e a desenvolverem projectos comuns, explica o Vnunet.
O Open Source Observatory and Repository (OSOR) vai ser desenvolvido no âmbito de um consórcio liderado pela Unisys que enquanto líder vai aconselhar os Estados-membros, promover o serviço e procurar aplicações open source que possam ser interessantes para integrar o repositório, para além de suportar a colaboração entre projectos europeus open source.
"O interesse das administrações públicas no open source não tem tanto a ver com a substituição de produtos proprietários. Tem a ver com o desenvolvimento de aplicações baseadas no software open source, colaboração durante o desenvolvimento e uso das licenças de open source para partilhar resultados desses desenvolvimentos", sublinha Karel de Vriendt, chefe da unidade para os serviços europeus de eGovernment.
Notícias Relacionadas:
2005-08-10 - OSDL quer dinamizar donativos de patentes com criação de repositório central de informação
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários