
Um grupo constituído pelas principais fabricantes de chips, e onde se incluem empresas como a IBM, Samsung ou Ericsson, decidiu juntar-se e criar uma nova fundação para promover a utilização de software de código aberto nos dispositivos móveis.
A Fundação Linaro pretende estabelecer a colaboração entre a comunidade de programadores open source e a indústria da electrónica no desenvolvimento de “projectos chave”, e melhorar a distribuição de sistemas operativos baseados em Linux, como o Android, MeeGo ou Ubuntu, explica a organização.
O projecto, que envolve seis empresas - as já referidas IBM, Samsung e Ericsson mas também a ARM, Freescale e Texas Instruments, visa providenciar recursos aos programadores que trabalham sobre plataformas Linux para fomentar e acelerar o desenvolvimento das aplicações.
A Fundação surge cerca de seis meses depois das companhias terem começado a analisar a sua criação, em Novembro de 2009, estando planeado um investimento colectivo de “dezenas de milhões de dólares” para os próximos anos, informou o CEO da Linaro, Tom Lantzsch, durante uma conferência na Computex, em Taipei (Taiwan).
Ainda de acordo com a mesma fonte, citada pela imprensa local, a Linaro contará com 100 engenheiros numa fase inicial e está planeado o investimento em projectos open source que possam ser usados com plataformas baseadas em Linux, como o Android, LiMo, MeeGo, Ubuntu e WebOS.
O forte crescimento do software de código aberto está agora bem patente na oferta de dispositivos móveis baseados na Internet e destinados a estarem sempre online e nos produtos para o consumo. A fundação pretende acelerar esta tendência aumentando o investimento e promovendo a colaboração entre a indústria e os programadores, para oferecer aos consumidores melhores produtos baseados em Linux, explicou o responsável.
A Fundação vai trabalhar com os distribuidores de Linux para criar lançamentos regulares de ferramentas optimizadas e software que possa ser usado em grande escala pela indústria, aumentando a compatibilidade entre os semicondutores das várias fabricantes, explicam as empresas num comunicado conjunto.
O objectivo é acelerar o desenvolvimento, melhorar o desempenho e reduzir o tempo gasto por cada empresa individualmente em software não diferenciador.
O primeiro lote de software e ferramentas “patrocinadas” pela Linaro deverá chegar em Novembro e trará optimização para a mais recente gama de processadores da família Cortex-A da ARM.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários