A Sun, Oracle, Iona Technologies, Fujitsu Software e Arjuna Technologies acabam de publicar um novo conjunto de especificações designado Web Services Composite Aplications Framework (WS-CAF). As empresas devem apresentar estas especificações junto do World Wide Web Consortium ou da Organization for the Advancement of Structured Information Standards, pretendendo desta forma a normalização de mais uma série de standards para os serviços web.



Após dois anos de trabalho com o objectivo de criar normas que permitam a uniformização de informação proveniente de diferentes plataformas, assegurando ao utilizador uma maior interoperabilidade entre os diversos serviços web, as empresas publicaram agora novas normas que esperam ver transformados em standards para as transacções online nas próximas semanas.



À criação das normas básicas juntam-se três novas especificações para os serviços, a sua coordenação e gestão de transacções (Web Service Context (WS-CTX), Web Service Coordination Framework (WS-CF), and Web Service Transaction Management (WS-TXM)). Estas novas especificações pretendem resolver problemas que surgem quando múltiplos serviços web são usados de forma combinada, suportando assim a partilha de informação e processamento de transacções.



As especificações WS-CAF traçam configurações de sistemas coordenando transacções entre várias máquinas, a trabalharem sobre plataformas diferentes. De acordo com as empresas, um servidor baseado em ferramentas WS-CAF deve assegurar que um consumidor possa reunir informação de vários sites distintos em simultâneo, por exemplo.



Fora deste grupo de trabalho ficaram dois nomes sonantes na área dos serviços Web, a Microsoft e a IBM. De acordo com a C|net, a Microsoft declinou o convite para participar neste grupo há cerca de um ano atrás, enquanto a IBM está a estudar uma aproximação.



Notícias Relacionadas:

2003-04-03 - Mercado de serviços Web profissionais norte-americanos cresçem 147% em 2003

2002-04-15 - IBM disponibiliza nova tecnologia de serviços Web seguros

2002-04-11 - IBM, Microsoft e VeriSign propõem nova norma de segurança para serviços Web