O Príncipe Felipe de Espanha presidirá na próxima quarta-feira, dia 18, à abertura da "Conferencia Internacional de Software Libre", que se prolonga até ao dia 20 de Fevereiro seguinte e que reunirá peritos, especialistas, docentes universitários e empresários na partilha de experiências e discussão de expectativas para o futuro das aplicações não-proprietárias.




O gesto do futuro rei de Espanha é visto pela imprensa espanhola como de coragem, numa altura em que o país está imerso numa campanha eleitoral em que as infra-estruturas de hardware ou as telecomunicações marcam os diferentes discursos dos partidos que se propõem governar Espanha e onde se ignora o software livre, um tema que tem vindo a ser debatido no mundo tecnológico espanhol, tal como em muitos outros países do mundo.




Através das diferentes sessões de trabalho poderão conhecer-se as últimas novidades de software livre sobre Administração Pública e Governo, tecnologias da saúde, aplicações industriais e ferramentas educativas, incluindo a teleformação e o e-Learning. Também se estudarão as importantes implicações políticas, jurídicas e empresariais destas tecnologias, como os novos modelos de negócio, de fornecedores de serviços, desenvolvimento normativo, licenças, suporte técnico ou propriedade intelectual.




Entre os líderes políticos presentes estará o ex-presidente do Governo espanhol Felipe González, que será um dos participantes da sessão plenária do dia 18 de Fevereiro.




No que diz respeito aos líderes do movimento mundial de software livre está confirmada a presença dos criadores das plataformas mais importantes de desenvolvimento de Linux, como a Debian, SuSe ou GNU