O valor do plano anual pago da Microsoft para alargar as atualizações de segurança aos dispositivos Windows 10 até outubro de 2028 ainda não é conhecido, mas se for idêntico aos praticados anteriormente, migrar para computadores mais recentes poderá ser mais económico. O cenário perante tal hipótese é tudo menos simpático no que toca ao lixo eletrónico.
O fim do suporte ao Windows 10 pode resultar em 240 milhões de computadores pessoais deitados fora, ou seja, cerca de 480 milhões de quilogramas de lixo eletrónico nos aterros, o que equivale a 320 mil carros, avança a Canalys.
Embora muitos computadores possam continuar funcionais durante anos após o fim do suporte ao sistema operativo da Microsoft, a procura por dispositivos sem atualizações de segurança deverá ser baixa, prevê.
O Windows 10 vai deixar de receber atualizações e suporte técnico gratuito a 14 de outubro de 2025, mas a Microsoft anunciou que a partir daí propõe um programa de prolongamento de atualizações pago para o sistema operativo.
Os interessados vão poder aderir a um programa Extended Security Update (ESU) e prolongar as atualizações através de uma assinatura anual, por um período máximo de três anos.
O programa, que pode assim alargar o suporte do Windows 10 até 14 de outubro de 2028, cobrirá apenas atualizações de segurança e correções críticas, sem qualquer apoio técnico além desses patches, referiu a gigante tecnológica no seu Windows IT Pro Blog.
Uma das soluções alternativas sugeridas na altura seria migrar para o Windows 11 na nuvem, através da assinatura do Windows 365. Dessa forma, o Windows 10 nesses PCs vai beneficiar do ESU sem nenhum custo extra - mas igualmente apenas por um máximo de três anos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Como devem funcionar os modelos de IA de propósito geral? Regras estão a ser alinhadas -
App do dia
Everyone Draw: a app grátis que transforma pixéis em obras de arte coletivas -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários