O valor do plano anual pago da Microsoft para alargar as atualizações de segurança aos dispositivos Windows 10 até outubro de 2028 ainda não é conhecido, mas se for idêntico aos praticados anteriormente, migrar para computadores mais recentes poderá ser mais económico. O cenário perante tal hipótese é tudo menos simpático no que toca ao lixo eletrónico.

O fim do suporte ao Windows 10 pode resultar em 240 milhões de computadores pessoais deitados fora, ou seja, cerca de 480 milhões de quilogramas de lixo eletrónico nos aterros, o que equivale a 320 mil carros, avança a Canalys.

Suporte gratuito ao Windows 10 termina em 2025 mas há "prolongamento". Só que pago
Suporte gratuito ao Windows 10 termina em 2025 mas há "prolongamento". Só que pago
Ver artigo

Embora muitos computadores possam continuar funcionais durante anos após o fim do suporte ao sistema operativo da Microsoft, a procura por dispositivos sem atualizações de segurança deverá ser baixa, prevê.

Windows 10 vai deixar de receber atualizações e suporte técnico gratuito a 14 de outubro de 2025, mas a Microsoft anunciou que a partir daí propõe um programa de prolongamento de atualizações pago para o sistema operativo.

How to TeK: Problemas com Wi-Fi no Windows 11? Veja como reportar à Microsoft através desta ferramenta
How to TeK: Problemas com Wi-Fi no Windows 11? Veja como reportar à Microsoft através desta ferramenta
Ver artigo

Os interessados vão poder aderir a um programa Extended Security Update (ESU) e prolongar as atualizações através de uma assinatura anual, por um período máximo de três anos.

O programa, que pode assim alargar o suporte do Windows 10 até 14 de outubro de 2028, cobrirá apenas atualizações de segurança e correções críticas, sem qualquer apoio técnico além desses patches, referiu a gigante tecnológica no seu Windows IT Pro Blog.

Uma das soluções alternativas sugeridas na altura seria migrar para o Windows 11 na nuvem, através da assinatura do Windows 365. Dessa forma, o Windows 10 nesses PCs vai beneficiar do ESU sem nenhum custo extra - mas igualmente apenas por um máximo de três anos.