Quando a NVidia revelou a sua nova geração de placas gráficas, a série RTX 3000, o evento contou com a revelação de que a Epic Games iria atualizar Fortnite com alguns mimos visuais, nomeadamente tirar partido dos efeitos de ray tracing e DLSS. Amanhã, dia 17 de setembro, o famoso battle royale será atualizado para suportar estes novos efeitos, suportado pelo seu motor Unreal. Os jogadores deverão também atualizar a sua placada gráfica, caso seja uma RTX da NVidia.

Para demonstrar todos estes efeitos, a Epic introduziu um novo mapa para o modo Creativo, permitindo aos jogadores perceberem as diferenças dos visuais anteriores e os de nova geração. Este showcase serve mesmo para mostrar as novas funcionalidades técnicas do motor Unreal, que os developers podem adotar nos seus títulos, explica a NVidia no seu blog.

O novo sistema de reflexos por ray tracing permite observar as projeções dos objetos e jogadores em superfícies como a água ou outros elementos de uma forma muito realística, mesmo que no caso de Fortnite seja um jogo inspirado em cartoon. Serve ainda para projetar iluminação mais detalhada que se expande pelos objetos de forma dinâmica. O mesmo se aplica às sombras dinâmicas e outros efeitos globais dos visuais que certamente irão encher o olho dos fãs.

O novo mapa criativo chama-se RTX Treasure Run, que vai permitir aos jogadores conhecer todas as novidades visuais do RTX. Os jogadores aparecem à entrada de um museu e são desafiados para uma caça ao tesouro. E à medida que exploram diferentes cenários, como paredes de espelhos, um castelo medieval, uma selva ou um laboratório científico, irão descobrir os efeitos especiais gerados pela tecnologia ray tracing.

Por outro lado, a tecnologia DLSS da NVidia irá ajudar a melhorar a performance do jogo, numa otimização do seu frame rate graças ao sistema de rede neural e inteligência artificial da fabricante. A atualização do jogo introduz ainda um sistema de reflexos da NVidia que vai ajudar a diminuir a latência.