Em dez anos, os custos do hardware serão reduzidos ao ponto de alargar a presença de características como o reconhecimento de voz ou da escrita manual a equipamentos informáticos mais básicos, defendeu recentemente o fundador da Microsoft, Bill Gates.



"Daqui a dez anos, face aos actuais custos, quase que poderemos dizer que o hardware será gratuito", afirmou Gates durante o Gartner Symposium ITxpo, realizado ontem em San Diego, EUA, pelo Gartner Group. "Não estou a dizer que seja absolutamente gratuito - mas em termos da capacidade dos servidores, a capacidade da rede não será um factor limitador", explicou segundo o noticiado pela Reuters.



Para a gigante do software os avanços conseguidos no sector do hardware e da informática tornarão possível a interacção entre computadores e humanos através do reconhecimento da voz, ao mesmo tempo que o reconhecimento da escrita manual, será uma presença tão normal entre os equipamentos como o sistema operativo Windows, que corre em mais de 90 por cento dos PCs de todo o mundo.



"A maioria dos holy grails da área da informática nos quais se tem trabalhado durante os últimos 30 anos estarão terminados num período de dez anos, com o reconhecimento da voz integrado em todos os dispositivos, que serão do tipo tablet, para transportarmos por aí", garantiu Gates durante a sua intervenção.



Gates defende ainda que os avanços na programação irão permitir a criação de aplicações em menos tempo pelo recurso às representações visuais dos trabalhos internos no software, no lugar da escrita de linhas de código.



A Microsoft está a planear gastar 6,8 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento durante o actual ano fiscal a terminar em Junho, que, segundo o fundador da empresa, contribuirão para fazer avançar o sector do reconhecimento de voz e outras tecnologias.



Notícias Relacionadas:

2004-01-08 - Discurso de Bill Gates na CES mostra Microsoft na rota do seamless computing

2003-11-17 - Bill Gates abre Comdex 2003 com discurso sobre segurança informática