Hoje o pacote de ferramentas de produtividade do Google fica disponível em mais sete línguas, incluindo o português de Portugal, e o Gemini pode ser usado no painel lateral do Google Docs, Sheets, Drive e Gmail para ajudar a localizar mensagens de email, escrever textos, resumir documentos ou preparar tabelas.

O português passa a estar disponível em conjunto com o alemão, italiano, japonês, coreano, espanhol e inglês, e a Google indica que nos próximos meses vão continuar a ser adicionadas novas línguas ao Google Workspace. Os utilizadores Alpha, uma espécie de beta testers, já começaram a usar esta funcionalidade no mês passado nas várias línguas. Ainda assim fica sempre o alerta de que "O Gemini para o Workspace pode cometer erros, incluindo sobre pessoas. Por isso, verifique as informações". 

É necessário ativar as definições nas ferramentas para os recursos inteligentes mas mesmo que as configurações estejam em inglês é possível ter respostas em português. Há ainda limitações, como o facto do Gemini não poder fazer referências ao Calendário nem ao Chat, e os alertas para verificar sempre a informação, mas as experiências que fizemos já trazem valor na localização de mensagens, ajuda na escrita de emails e sumário de documentos.

Veja as imagens

As sugestões do Gemini em resposta às perguntas colocadas são sempre apresentadas no painel lateral e têm de ser copiadas para a ferramenta, seja na criação de um email ou de um texto. Tentámos ainda criar uma escala para uma equipa de trabalho em janeiro de 2025, com base numa de 2024, mas aqui a resposta não foi muito eficiente. A criação de imagens também não está disponível, pelo menos nos nossos testes.

Ainda não explorámos a fundo todas as possibilidades mas a ajuda do Google for Workspaces tem muitas sugestões e animações que podem ajudar a identificar novas formas de tirar partido da ferramenta, pelo que pode sempre recorrer a este apoio, embora algumas funcionalidades possam ainda não estar disponíveis.

60 dias para testar o Workspace (com Gemini)

Segundo a Google, mais de 100 mil organizações já estão a usar o Gemini for Google Workspace e a expansão a sete novas línguas torna a ferramenta acessível a mais de mil milhões de pessoas. O assistente inteligente tem um custo adicional em relação aos pacotes do Google for Workspace, que começam nos 5,75 euros por utilizador, por mês, para o modo mais barato, mas não é claro qual o preço aplicado.

Para já pode fazer uma avaliação gratuita durante 60 dias, se quiser experimentar.

Experimentar Gemini no Google Workspace
Experimentar Gemini no Google Workspace créditos: Google

Quem tem subscrição Google One AI Premium também pode usar o Gemini nas várias aplicações da Google a partir do seu espaço no Drive.

A Google está a adicionar o Gemini a outras áreas e promete que também o Slides vai ter acesso a ao assistente em português e as mensagens do Google Chat estão igualmente na lista das melhorias, com tradução automática que já pode ser usada no Google Meet com legendas traduzidas para português.