No ano passado o Good Old Games (GOG) fez uma restruturação da sua plataforma digital e o GOG Galaxy 2.0 passou a unificar todos os serviços, bibliotecas de jogos e até ligações de amizade entre os jogadores das diferentes plataformas de distribuição e consolas. Para tal, os jogadores apenas precisam ligar o GOG 2 às restantes plataformas, para a importação dos seus títulos para uma única lista. Os utilizadores podem usar filtros, produzir listagens, indexar os seus títulos ou personalizar a ficha do seu jogo com backgrounds ou capas dos jogos alternativas.

Ao que parece, esta plataforma unificadora tem ganho tração, não só pelos fãs de jogos, como outras lojas digitais. E nesse sentido, o GOG pretende agora dar o passo seguinte: tornar-se um Marketplace mais generalizado e disponibilizar o espaço a outras empresas para a venda dos seus jogos.

O anúncio da parceria com a Epic Games tinha sido revelado em julho, naquele que seria o próximo passo em “quebrar as barreiras entre as lojas de PC”, ajudando a unificar a experiência dos jogadores a gerirem a sua coleção de jogos, independentemente do sítio onde os comprassem.

tek gog 2.0

A Epic Store já começou a fazer testes de venda através da app Galaxy, sendo possível adquirir alguns exclusivos como Mortal Shell, MechWarrior 5 e The Outer Worlds. E o interessante é que os jogadores que adquiram jogos através do GOG, mesmo de outras lojas, como é o caso da Epic Store, estes beneficiam da sua política de devolução generosa: 30 dias para receber o seu dinheiro de volta, independentemente do número de horas que tenha jogado. No caso da Epic Store, um utilizador tem no máximo 15 dias para devolver o jogo, mas não pode jogar mais de duas horas o mesmo.

GOG Galaxy 2.0 quer unificar todos os jogos e jogadores. Não importa a plataforma
GOG Galaxy 2.0 quer unificar todos os jogos e jogadores. Não importa a plataforma
Ver artigo

A integração da Epic Store é um passo importante nos planos da CD Projekt, a dona da GOG, pois pode testar a plataforma para a venda dos novos jogos. O objetivo é continuar a amealhar outras lojas, prevendo-se que as próximas a serem integradas possam ser o Steam e a Origin da Electronic Arts.

A plataforma Galaxy 2.0 tem recebido diferentes atualizações de ferramentas pedidas pelos próprios jogadores. Como é o caso de colocar todos os serviços de subscrição num único local, para ser mais fácil aos jogadores instalar os jogos sabendo de onde pertencem.