Google é sinónimo de quase tudo o que é tecnológico. A gigante norte-americana está envolvida em diversos ramos e a realidade virtual pode estar a seguir na lista. Enquanto algumas empresas batalham entre si para terem “o” dispositivo VR que todos vão querer usar, a empresa de Mountain View tem outros planos.



Ficou-se a saber que a Google quer tornar o navegador de Internet Chrome compatível com os Oculus Rift e com o Google Cardboard. O projeto, que ainda está longe de ser concretizado, foi divulgado por um executivo e é mais um exemplo de como a tecnológica está interessada neste mercado.



A empresa apresentou no Google I/O um equipamento feito em cartão na tentativa de estimular os programadores a produzirem soluções para dispositivos de realidade virtual.

A Google não é no entanto pioneira neste projeto de WebVR. A Mozilla anunciou planos semelhantes na semana passada para tornar o Firefox num browser compatível com dispositivos de realidade virtual.



A gigante dos motores de busca parece no entanto ter uma vantagem: tem serviços, como o Google Earth, como o Street View e como o YouTube, que permitem aproveitar a experiência imersiva que pode ser dada pelos equipamentos de VR.



Visitas virtuais a museus, comércio de imóveis e comércio eletrónico no geral são algumas das aplicações Web que podem aproveitar este novo mercado, além da base de entretenimento – filmes e jogos – a que está associado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico