O Google confirmou estar a utilizar o software Linux Ubuntu, mas garante que a tecnologia para desktop apenas está a ser usada a nível interno. O comentário surge na sequência de uma notícia publicada pelo The Register que dá como certa a utilização do software open source com objectivos comerciais, recuperando um rumor que animou o mercado tecnológico recentemente e que dava conta das intenções do Google em lançar um PC com sistema operativo próprio.



A empresa de Internet vem agora confirmar que de facto está a utilizar aquela tecnologia internamente, mas acrescenta que "não há planos para distribui-la fora da companhia", garante um porta-voz citado pela Information Week.



O Ubuntu é um projecto open source criado por um sul-africano, também responsável pela criação da Shuttleworth Foundation, à qual dá nome. Este software de utilização gratuita é baseado em dois outros projectos open source: o Debian e o Gnome.



A hipótese do Google vir a avançar com um sistema operativo tem sido comentada por vários analistas e muitos acreditam que só a empresa de Internet teria capacidade para dar um impulso decisivo ao software livre.



Outros consideram pouco provável que a empresa possa seguir este caminho quando pode capitalizar o seu valor nos negócios de Internet.



Notícias Relacionadas:

2006-01-03 - Google pode alargar área de interesse ao hardware

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.