Depois de ter sido comprada pela Google no início de 2014 por 3,2 mil milhões de dólares, a fabricante de dispositivos inteligentes para o lar - como termostatos e detetores de fumo - ainda não tinha lançado novos produtos. Agora, a Nest Labs anunciou que vai lançar a sua primeira câmara de segurança, a Nest Cam.



O dispositivo foi construído com base na tecnologia da Dropcam, a start-up de soluções de videovigilância para o lar comprada pela Nest Labs no ano passado por cerca de 555 milhões de dólares, e junta-se à família de produtos que a Nest tem vindo a desenvolver para a casa inteligente.



A conetividade assegura funcionalidades interessantes, como a possibilidade de fazer upload de vídeos para a cloud ou fazer live stream destes conteúdos para um smartphone ou computador, características que a Dropcam já oferecia nos seus produtos.



A nova Nest Cam acrescenta mais algumas novidades, como o suporte para a recolhe de imagens em alta definição (1080p), visão noturna e aposta num design renovado com uma base magnética que lhe permite girar a 360 graus.






A Nest Cam tem um ângulo de 130 graus e uma lente com zoom digital que pode ampliar a imagem até oito vezes, permitindo aos utilizadores visualizarem detalhes nas imagens recolhidas, mesmo a uma distância mais considerável.



Para além disso, o dispositivo terá um microfone e uma coluna integrados para que o utilizador possa interagir com quem esteja em casa através da aplicação para smartphones - toda a informação será guardada na nuvem de forma codificada para garantir a segurança e privacidade do utilizador, assegura a Nest.



A nova câmara conta ainda com oito LEDs, infravermelhos e novos algoritmos que vão permitir uma deteção de movimento e visão noturna mais rigorosas. A Nest Cam vai, por exemplo, conseguir distinguir a luz proveniente de uma lanterna da luz do sol e por isso não trocará para o modo de dia se um invasor apontar uma luz diretamente para o dispositivo.



A Nest Cam vai custar 199 dólares e vai chegar ao mercado já no próximo mês. Por uma taxa mensal adicional, os utilizadores podem subscrever o Nest Aware, o serviço que permite pesquisar os últimos dez dias de conteúdos, por 10 dólares, ou trinta dias, por 30 dólares.

O lançamento do dispositivo coincide com a atualização de outros produtos do portefólio da Nest Labs como a segunda-geração do detetor de fumo, Nest Protect, as novas funcionalidades do Nest Learning Thermostat e a nova aplicação para dispositivos móveis compatível com Android e iOS.



A Nest foi uma das maiores compras de sempre da Google que não esconde o interesse neste domínio das casas inteligentes e do potencial que aí existe para ligar novos serviços a outros que a empresa já oferece hoje.