Em conjunto as duas empresas vão construir 100 veículos de passageiros (monovolumes) com o sistema de condução autónoma desenvolvido pela Google, incluindo sensores e software, adianta a Reuters. O veículo que vai integrar a tecnologia é o Chrysler Pacifica e esse processo será feito a partir do Michigan, onde a Fiat tem o seu principal centro de engenharia nos Estados Unidos.

A parceria vai aumentar consideravelmente a frota de veículos equipados com a tecnologia de condução autónoma da Google, que atualmente está a ser usada em 70 SUVs da Toyota Lexus - que a gigante da Internet adquiriu à marca para os seus testes - e a pequenos protótipos desenhados pela própria Google.  

A estratégia da Fiat Chrysler revela-se distinta da daquela que tem seguido a generalidade dos fabricantes de automóveis. Ao invés de desenvolver o seu próprio sistema de condução autónoma, a marca italiana optou por se juntar a uma empresa de outro sector já com trabalho feito nessa área. Mesmo antes de confirmar a parceria, a Fiat já tinha admitido que considera demasiado arriscada a decisão de desviar atenções daquele que tem de ser o seu foco principal - a construção de automóveis - para outras áreas. 

As empresas já fizeram saber que a parceria não é exclusiva. No futuro, ambas podem vir a escolher outros parceiros para a mesma área. A Google já tinha dito que não pretende construir carros autónomos para comercializar e que sua intenção passa sobretudo pelas parcerias.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.