A Google pode estar a preparar-se para lançar uma resposta ao popular ChatGPT da OpenAI, que nas últimas semanas tem animado as notícias. Sundar Pichai, CEO da Google, deu esta quinta-feira uma conference call, onde falou da visão da empresa para a área da inteligência artificial e prometeu várias novidades à volta do tema para os próximos meses.

No encontro com analistas e imprensa, o responsável admitiu que a empresa planeia “dar acesso às incríveis oportunidades que a IA permite”, reconhecendo que a tecnologia está a atingir um ponto de inflexão. No mesmo encontro referiu que a empresa pretende dar alguns passos para deixar os utilizadores "interagirem diretamente" com os seus "mais novos e mais poderosos modelos de linguagem”, no apoio à pesquisa.

O primeiro modelo que disponibilizará para interação direta com os utilizadores será o LaMDA, o seu modelo de IA conversacional. Só falta concretizar em que termos. Não foram dados detalhes, apenas referido que a companhia do grupo Alphabet está a trabalhar em novidades nesta área há cerca de um ano.

ChatGPT também é capaz de escrever leis e já criou uma proposta para o Congresso dos EUA
ChatGPT também é capaz de escrever leis e já criou uma proposta para o Congresso dos EUA
Ver artigo

No passado, a Google já permitiu algumas experiências deste tipo, nomeadamente através de um app apresentada na conferência anual de programadores (AI Test Kitchen). que lançou para poder testar mais os modelos que tem vindo a desenvolver. Na altura, alguns meios relatavam que a estratégia da Google nesta área tinha sido revista e desacelerada, depois da empresa perceber que tinha ainda muitas questões para resolver, relacionadas com o enviesamento dos modelos.

Internamente, no entanto, o teste de aplicações ao estilo ChatGPT já decorre. A CNBC escreveu há dias, citando fontes internas, que vários colaboradores da empresa já estão a testar aplicações concorrentes às da plataforma da OpenAI, nomeadamente um chatbot, que para já tem o nome de Apprentice Bard.

A Google marcou entretanto um evento para o próximo dia 8 de fevereiro, onde vai falar sobre inteligência artificial. No convite, como relata o The Verge, a empresa diz que vai mostrar como está a “usar o poder da IA para reinventar a forma como as pessoas pesquisam, exploram e interagem com a informação de forma mais natural e intuitiva que nunca”.

Sundar Pichai garantiu já, no entanto, e na mesma conference call, que a abordagem da Google à IA terá sempre um “profundo sentido de responsabilidade” e que a empresa será cuidadosa no lançamento de produtos nesta área. Referiu também que o plano passa por lançar ferramentas de IA “mais como funcionalidades experimentais em algumas áreas, funcionalidades em versão beta noutras, escaladas lentamente a partir daí”.