(corrigida)
O Programa e-escolas vai ser alargado a federações, associações juvenis e de estudantes, abrangendo um universo de mais de meio milhão de jovens. Os primeiros computadores são entregues já hoje numa cerimónia nas instalações do Instituto Português da Juventude, no Parque das Nações.

O Programa e-escolas, ou e-iniciativas, foi lançado em Julho de 2007 pelo Governo, envolvendo os três operadores móveis que suportam a operação através dos fundos criados para o desenvolvimento da Sociedade da Informação aquando da atribuição das licenças 3G. Inicialmente o programa foi desenhado para distribuir computadores portáteis e ligações de banda larga móvel a custos controlados aos alunos do 10º ano de escolaridade e aos professores mas o seu âmbito tem vindo a ser alargado, abrangendo agora alunos do 11º e 12º ano e ainda alunos com necessidades especiais.

Este novo alargamento do programa às associações juvenis e estudantis é feito no Dia do Associativismo Jovem e abrange as instituições que integram o Registo Nacional do Associativismo Jovem - RNAJ. Segundo dados do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, que tutela esta iniciativa, existem mil associações juvenis e duzentas associações de estudantes, distribuídas por todo o país, representando um universo de mais de meio milhão de jovens.

Não são ainda conhecidos muitos detalhes desta nova iniciativa mas pela informação fornecida pelo ministério depreende-se que os jovens destas associações terão acesso aos computadores portáteis por um custo máximo de 150 euros e a ligações de banda larga móvel com uma redução de 5 euros em relação ao valor praticado pelos operadores, tal como acontece para os restantes escalões de utilizadores. O objectivo é para já entregar 1 portátil a cada associação, podendo este modelo ser alterado conforme a adesão à iniciativa.

Recorde-se que os operadores móveis se dispuseram a investir neste programa os fundos reservados para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, sendo a TMN a empresa que colocou mais alto a fasquia, definindo que queria distribuir pelo menos 50 por cento dos 600 mil portáteis estimados no arranque da iniciativa, prevendo um investimento de 150 milhões de Euros. Já a Optimus apontava para os 116 milhões de euros, uma verba que previa ser suficiente para a entrega de 250 mil notebooks.

Até agora já foram entregues cerca de 150 mil portáteis no programa e-escola e o TeK sabe que o programa já recebeu perto de 250 mil inscrições.

Nota da Redacção: [18:38] A notícia foi corrigida na referência ao número de entregas de portáteis já realizadas.

Notícias Relacionadas:

2008-03-29 - Primeiros portáteis do e-escola entregues a alunos do 11º e 12º ano

2007-09-11 - Optimus e TMN investem fatia significativa de contrapartidas da SI no e-escolas
2007-09-11 - Programa e-escolas inicia entrega de portáteis a alunos e professores
2007-05-31 - José Sócrates anuncia programa de incentivo à compra de computadores portáteis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.