O Governo britânico está a trabalhar num projecto que visa a criação de uma super base de dados onde, de forma automática, seriam depositadas todas as informações que legalmente tem de ser guardadas, relativamente a chamadas telefónicas e mensagens electrónicas.



A notícia é avançada na edição de hoje do The Times que afirma ser intenção do Governo criar um mecanismo que obrigue os operadores de telecomunicações a passarem de forma automática para esta base de dados todos os registos. Quer das chamadas telefónicas e das mensagens SMS, que hoje a legislação já obriga, quer os registos das comunicações realizadas via Internet, que a prazo também será necessário guardar. É aliás no âmbito da transposição da Directiva europeia relativa a este assunto que a proposta da super base de dados está a ser pensada.



Os dados em questão, num e noutro caso, ficariam guardados durante 12 meses e poderiam ser acedidos pelas autoridades mediante ordem judicial.



A notícia do projecto está a agitar as organizações de defesa do consumidor que desconfiam das vantagens de uma estrutura centralizada que permite o acesso a dados detalhados da vida consumidor. Consideram por outro lado que quanto mais centralizada estiver esta informação mais riscos existem de perdê-la. Por ano no Reino Unido são trocados 57 mil milhões de SMS e cerca de 3 mil milhões de emails por dia.



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