Foi esta quinta-feira aprovada a resolução que cria o TicAPP - Centro de Competências Digitais da Administração Pública. A estrutura tem como missão "apoiar as diferentes áreas governativas no processo de transformação digital, através da promoção de competências e do desenvolvimento de projetos transversais", pode ler-se no comunicado.

O Governo pretende desta forma dotar a Administração Pública de recursos especializados, com o objetivo de  "melhorar os seus projetos no domínio digital", reduzindo, em simultâneo, a contratação de serviços externos nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, "com correspondentes ganhos de eficiência e eficácia”.

Governo quer pôr Inteligência Artificial ao serviço da Administração Pública
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A resolução também serve para demonstrar "uma forte aposta do Governo na atração de talento nas áreas das tecnologias de informação e comunicação da Administração Pública".

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa já tinha revelado a iniciativa, na ação Roteiro Inovação que o Governo anda a promover pelo país, relacionada com as medidas anunciadas na semana passada, para o Portugal do Futuro.

"Amanhã mesmo o Conselho de Ministros avançará para a criação de um segundo centro de competências de grande importância estratégica que tem a ver com os serviços informáticos", anunciou, numa sessão na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Caparica, concelho de Almada, citado pela Lusa.

De acordo com o primeiro-ministro, esta "é uma área em que a administração pública tem particulares dificuldades". Para o chefe do executivo é evidente: "se nós queremos ter um Estado mais eficiente é essencial que o Estado não deixe de investir em si próprio".

António Costa recordou que o primeiro centro de competências criado foi na área dos serviços jurídicos, para que a Administração Pública se pudesse libertar da necessidade de contração externa.