O terceiro período vai ter início a 14 de abril, mas as atividades letivas e formativas presenciais mantêm-se suspensas nas escolas, e o ensino básico vai continuar até ao final do ano letivo à distância, através da TDT, num modelo de Telescola, tal como o 10º ano, enquanto o 11º e 12º ano vão poder retomar aulas presenciais, garantindo-se o distanciamento social. Estas são algumas das medidas que foram ontem tomadas pelo Governo em Conselho de Ministros, que decidiu também cancelar vários exames e provas, e adiar outras, terminando o terceiro período a 26 de junho de 2020.

A conferência de imprensa após o Conselho de Ministros foi longa e protagonizada pelo Primeiro Ministro António Costa, que explicou pessoalmente as medidas a aplicar, e respondeu a questões dos jornalistas, assumindo que o próximo ano letivo vai exigir um esforço adicional a todos para recuperação das aprendizagens. Na verdade o Governo vai trabalhar em dois planos diferentes, que vão ser aferidos com o evoluir da situação epidemiológica, referindo que prefere retomar as aulas presenciais do 11º e 12º ano durante o mês de maio, nas 22 disciplinas que são relevantes para o acesso ao ensino superior.

A desigualdade no acesso a ferramentas tecnológicas que permitam o acesso ao ensino a distância tem sido uma das preocupações, com  registo de alunos que não têm acesso à internet em casa, ou computadores que permitam fazer os trabalhos ou assistir a aulas online.

Em relação ao prolongamento do encerramento das escolas no terceiro período, António Costa deixou escapar um "compromisso" para o próximo ano letivo, um programa que garante acesso a computadores e internet, uma espécie de Magalhães ou e-escola 2.0 para alunos do básico e do secundário, como escrever a TSF.

O Primeiro Ministro afirmou que, para combater as desigualdades, pretende que todos os alunos tenham acesso a equipamentos e internet. Para alguns alunos será um "esforço" para breve, mas a medida será "universal" no próximo ano letivo. Admitiu que está a ser feito um "duplo-esforço" para combater as desigualdades e permitir que todos os alunos tenham acesso a ferramentas essenciais para o estudo à distância.

Há quase sete alunos por computador nas escolas. Onde anda o Magalhães?
Há quase sete alunos por computador nas escolas. Onde anda o Magalhães?
Ver artigo

"Um compromisso que estou em condições de assumir de, no início do próximo ano letivo, aconteça o que acontecer, termos assegurada a universalidade do acesso às plataformas digitais, quer em rede, quer em equipamento, para todos os alunos do básico e do secundário", afirmou António Costa durante o briefing do Conselho de Ministros.

O Primeiro Ministro sublinhou que vai ser feito um esforço para "poder apoiar os alunos do Secundário que não têm equipamentos necessários ou acesso à rede" para poderem ter a melhor qualidade possível no ensino a distância. Este parece um esforço para breve, tendo em conta que os alunos do 11.º e 12.º anos vão mesmo fazer os exames nacionais.

A preparação de conteúdos para a Telescola é outra das preocupações, já que este é o modelo previsto para todos os anos do ensino básico, e o conjunto de matérias para os alunos terem aulas através da televisão, e António Costa lembra que está a trabalhar nesta matéria com a RTP. As emissões de conteúdos educativos começarão já no próximo dia 20 na RTP Memória, que é acessível por cabo, satélite e por TDT.  "Este esforço é complementar e não substitui o trabalho que os professores fizeram com os alunos e que é essencial que continuem a fazer com os seus alunos, como fizeram nestas primeiras duas semanas de interrupção", justifica.

Mais de um milhão de alunos regressa às aulas em “escolas do futuro” que continuam obsoletas
Mais de um milhão de alunos regressa às aulas em “escolas do futuro” que continuam obsoletas
Ver artigo

Não foi referido especificamente o programa e-escola ou o e-escolinha, que garantiu a partir de 2008 o acesso a computadores e acesso internet de banda larga aos alunos do ensino básico e secundário. Para os mais pequenos os computadores eram os Magalhães, desenvolvidos pela JP Sá Couto, e que marcaram uma geração.

A preparação das escolas em termos de equipamentos informáticos atingiu nesse período os melhores rácios em Portugal, em conjunto com o Plano Tecnológico das Escolas que também assegurou equipamentos para salas de aula.