O Governo russo aprovou este mês um plano para passar a utilizar software livre em todos os organismos do executivo federal e agências financiadas pelo orçamento federal, num processo que terá inicio já em 2011.

De acordo com a calendarização divulgada a migração completa deverá acontecer até ao final de 2015. No terceiro trimestre de 2011 devem estar aprovadas as especificações dos fomatos de dados e um dos pontos mais interessantes do projecto terá início já no segundo trimestre de 2012, com a criação deum repositório de software, não só do sistema operativo baseado em Linux mas também de aplicações open-source.

O abandono dos sistemas proprietários inclui também a área de servidores, que passam a recorrer a soluções open-source, avançam vários meios internacionais com base no documento divulgado hoje.

O documento, que é composto por um calendário de 25 pontos e pela ordem assinada pelo Primeiro-ministro Vladimir Putin a 17 de Dezembro, apresenta uma cronologia detalhada dos vários passos a seguir, por cada agência, durante o processo de transição. A calendarização é facultada pelo site de notícias russo CNews, que fornece um link para uma versão traduzido com o Google Translate.

A migração será feita por sectores, para evitar uma alteração radical no funcionamento de toda a Administração russa, com cada ponto do documento a estabelecer as acções a implementar, a data e o resultado que se espera obter.

O Governo espera, com as alterações, poupar nos custos com as soluções informáticas do Estado Federal e promover o desenvolvimento e inovação, tirando partido do software livre.

A estratégia segue uma tendência que tem conquistado adeptos entre vários executivos. Portugal é um dos países onde a proposta tem vindo a ser discutida, com partidos da oposição como o BE ou o PCP a defenderem uma maior aposta nas soluções de código aberto e a associação do sector a afirmar que a opção poderia valer ao Estado português uma poupança de 80 milhões de euros em software.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.