A Nintendo foi uma das primeiras fabricantes a testar realidade virtual nas suas consolas, com o Virtual Boy, mas foi igualmente um sinal que a tecnologia estava longe de estar pronta nos anos 1990. Foi necessário esperar mais de duas décadas até que a Oculus ressuscitasse a tecnologia VR, criando um boom que ainda se está a desenvolver. A PlayStation já vendeu milhões do seu sistema VR, demonstrando que há público quando o hardware e software convergem no mesmo sentido para criar excelentes experiências de realidade virtual.
Segundo a Nintendo Life, a Nintendo poderá anunciar algo relacionado com realidade virtual para a Switch, ainda no início do ano. O website adianta que múltiplas fontes referem a tecnologia, e que alguns dos títulos produzidos pela fabricante poderão receber suporte VR, num “futuro próximo”. Outro website dedicado a notícias da fabricante nipónica, a GoNintendo, vai mais longe e cita uma fonte confiável de que o Nintendo Labo poderá ser um dos primeiros jogos a suportar VR.
O assunto não parece ser tabu no seio da empresa, e mesmo o presidente da Nintendo América, Reggie Fils-Aimé refere que a Nintendo tem vindo a “brincar” com a tecnologia VR, mas esta terá de ser divertida para receber luz verde para avançar. Aliás, ainda no ano passado foram divulgadas imagens do “VRMode” que estava escondido no firmware da Switch. Ainda antes do seu lançamento, uma patente submetida pela gigante nipónica dava conta de um headset VR com uma fenda onde poderia ser encaixada a consola, e dessa forma oferecer conteúdos semelhantes a um Oculus Rift ou PlayStation VR.
A Nintendo ainda poderá ter uma palavra a dizer, já que a fabricante nipónica tem vindo a surpreender a indústria com os seus produtos inovadores, sem a necessidade de introduzir tecnologia de ponta – como os comandos de sensores da Wii, o 3D estereoscópico sem óculos especiais da 3DS ou Switch, a consola doméstica que pode ser levada no bolso. Mas será esta capaz de suportar tecnologia de realidade virtual? Aguarda-se uma apresentação oficial da empresa.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários