A Apple vai, finalmente, chegar ao mercado das colunas inteligentes, três anos depois do Amazon Echo e mais de um ano após a chegada do Google Home.

O aguardado smartspeaker da marca da maçã, com um custo de 349 dólares (cerca de 285 euros), começou o período de pré-venda no dia 26 de janeiro e, apesar dos dois meses de atraso, o fornecimento inicial online do HomePod esgotou.

HomePod: afinal, a Apple também tem uma coluna de assistência doméstica
HomePod: afinal, a Apple também tem uma coluna de assistência doméstica
Ver artigo

Segundo o MacRumours, quem encomendar agora o dispositivo, quer nos EUA como no Reino Unido e na Austrália, só o vai ter nas mãos na próxima semana, entre 12 e 14 de fevereiro.

Contudo, é provável que algumas lojas, como a Best Buy nos EUA, tenham stock disponível para quem quiser tentar a sua sorte no dia do lançamento, segundo a mesma publicação.

Apesar da chegada oficial ao mercado ser apenas amanhã, as primeiras reviews do HomePod já começaram a ser publicadas nos EUA esta semana e, se há elogios à qualidade do som, a “inteligência” do altifalante parece estar a deixar muito a desejar.

Um jornalista do New York Times, por exemplo, lamenta as habilidades da Siri no novo alto-falante, afirmando que “a Siri não funciona tão bem no HomePod como acontece no iPhone”.

Nilay Patel, do The Verge, também apontou a falta de habilidade da Siri para distinguir vozes diferentes na altura de solicitar a leitura e o envio de mensagens através do recurso de pedidos pessoais. A assistente digital da Apple já antes tinha mostrado pouca capacidade de inteligência face à concorrência.

Afinal as "assistentes inteligentes" não são assim tão espertas
Afinal as "assistentes inteligentes" não são assim tão espertas
Ver artigo

Recorde-se que, a coluna está em desenvolvimento desde 2012 e tem passado por tempos atribulados, depois da Apple se ver obrigada a adiar o seu lançamento de novembro para fevereiro.

No entanto, mesmo com um período de tempo adicional, a marca não vai conseguir dar já aos utilizadores duas das principais funcionalidades anunciadas: emparelhamento automático entre unidades dispostas numa mesma divisão e emparelhamento automático entre todos os HomePods espalhados pela casa.

Estes sistemas, que permitem a comunicação e o funcionamento harmonioso entre vários unidades deste mesmo aparelho, vão chegar ainda este ano, mas a Apple ainda não revelou datas exatas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.